UniBrasil marca presença internacional em Congresso de Direito Constitucional na Polônia

Evento evidencia a cooperação acadêmica entre América Latina e Europa Central 

O UniBrasil Centro Universitário marcou presença no Congresso Internacional de Direito Constitucional, realizado em Wroclaw, na Polônia, reunindo pesquisadores de diversas universidades da Europa e da América Latina.

A comitiva contou com professores, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), reafirmando o compromisso da instituição com a pesquisa científica e a internacionalização acadêmica. 

Segundo o professor Marcos Augusto Maliska, do curso de Direito do UniBrasil, o evento representa um marco importante na consolidação de uma rede de cooperação internacional que se mantém ativa há quase duas décadas. 

“A importância é imensa, pois esse evento integra uma rede de cooperação acadêmica internacional iniciada há 19 anos, que já realizou diversos congressos, publicou livros e promoveu intercâmbio docente e discente”, explica o professor.

“Durante o congresso em Wroclaw, inclusive, foi lançado o livro Constitucionalismo y Democracia en América Latina y Europa del Este, resultado do encontro realizado no México, em 2023.” complementou.  

A participação do UniBrasil ampliou o diálogo entre diferentes tradições jurídicas e reforçou o papel do PPGD na produção e difusão do conhecimento científico em nível global. 

“Essas experiências são fundamentais para o fortalecimento da pesquisa. São oportunidades únicas para conhecer o que vem sendo desenvolvido em outras universidades e trocar ideias sobre desafios comuns. Nossos docentes e discentes puderam apresentar suas investigações e conhecer novos referenciais e grupos de pesquisa internacionais”, destaca Maliska. 

O tema central do congresso abordou os desafios da continuidade da democracia, com discussões sobre temas como a crise das democracias liberais, reformas judiciais, justiça fiscal, repatriação de bens culturais, patriotismo constitucional e o papel do Ministério Público na Constituição de 1988.

As análises compararam realidades da América Latina e da Europa Central e do Leste, destacando transformações políticas e geopolíticas recentes, como a guerra na Ucrânia, os fluxos migratórios e o papel dos Brics e do chamado Sul Global. 

“Ao longo desses anos, pudemos observar mudanças profundas tanto na América Latina quanto na Europa Central e do Leste, que hoje ocupam novas posições no cenário global”, observa o professor. 

Para os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito de mestrado e doutorado, a vivência internacional foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. 

“Foi uma oportunidade única de integração entre docentes e discentes. Esse diálogo certamente trará novos olhares e referências às pesquisas desenvolvidas no Programa”, conclui Maliska. 

Com essa participação, o UniBrasil reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, formando pesquisadores preparados para dialogar com os grandes temas contemporâneos do Direito e para construir pontes entre diferentes culturas jurídicas. 

 

Postado em DIREITO, DOUTORADO, ESPECIALIZAÇÃO, GRADUAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário