UniBrasil parabeniza o ministro Luís Roberto Barroso por ser eleito novo presidente do STF

O UniBrasil, Centro Universitário Autônomo do Brasil, deseja uma excelente gestão ao ministro, que toma posse no dia 28 de setembro de 2023

Foto: Agência Brasil.

O ministro Luís Roberto Barroso, de 65 anos, é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) com dez votos favoráveis, para um mandato de dois anos. A posse do ministro será em 28 de setembro de 2023, após a aposentadoria compulsória da atual presidente da Corte, Rosa Weber, que completará 75 anos. 

Para esta gestão, Edson Fachin será o vice-presidente do STF. A escolha é realizada entre os próprios ministros do Tribunal, seguindo a ordem da antiguidade. Ou seja, o ministro que estará à frente do cargo é o mais antigo integrante do tribunal. 

Barroso foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), desde de 2013, ao cargo de ministro no STF. Desde então, o jurista brasileiro vem desempenhando com maestria as atribuições de ministro, defendendo causas nobres e sensíveis da democracia, tais como: a interrupção da gestação de fetos anencéfalos; a legalização da união homoafetiva; as pesquisas com células-tronco embrionárias, dentre outras tantas vitórias na corte. 

Por ter esse compromisso com os direitos fundamentais, o curso de Direito do UniBrasil concedeu o título de Doutor Honoris Causa a um dos maiores constitucionalistas brasileiros, Luís Roberto Barroso. 


Formação acadêmica do ministro Barroso:

O ministro é natural de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Direito pela Yale Law School, dos Estados Unidos, e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, COMUNIDADE, DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, ESPECIALIZAÇÃO, GRADUAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário