UniBrasil realiza o primeiro dia da Jornada Acadêmica Docente

Na manhã da última segunda-feira (29), ocorreu mais uma edição da Jornada Acadêmica Docente do UniBrasil Centro Universitário. O encontro, realizado na Sala Leituras do Brasil, tem como tema central a “Educação e Tecnologia”. O evento contou com a presença do reitor, pró-reitores, coordenadores dos cursos de graduação e da palestrante professora doutora, Elizangela Ferreti Manfra. A Jornada marca oficialmente o início das atividades dos docentes do 1° semestre de 2018.

O encontro iniciou com as boas vindas do reitor da Instituição, professor doutor Sérgio Ferraz de Lima, que em seguida falou sobre  os importantes desafios das coordenações dos cursos com vistas as ações para o andamento do semestre letivo.

Na sequência, a pró-reitora de graduação, professora doutora Lilian Pereira Ferrari, proferiu sobre o tema da Jornada destacando a importância do uso de novas tecnologias para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos, e ainda explicou os informes gerais do início do semestre.

A palestrante, coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem (CREARE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), trouxe um pouco da experiência do CREARE na missão de inovar e dinamizar o ensino pelo foco nos resultados esperados, metodologias inovadoras e avaliações dos resultados alcançados. Após a palestra o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx), professor doutor Valter Fernandes Cunha, falou sobre a criação do repositório digital.

No período da tarde, os coordenadores juntamente com a Pró-reitora de Graduação tiveram uma reunião, no qual discutiram as dimensões do novo instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância do Ministério da Educação (MEC).

O coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, Fábio Alencar Schneider, conta que a abertura foi muito produtiva pelo fato da palestrante trazer questões que são do dia a dia dos coordenadores. “São questões que precisam ser incrementadas e desenvolvidas de forma que o aluno seja mais engajado nos estudos, pois são diretrizes das metodologias ativas. É necessário que o aluno seja mais protagonista do aprendizado dele”, finaliza.

Para a professora Lilian, o primeiro dia também foi bastante produtiva.“As reflexões trazidas pela palestrante foram importantes e, nos possibilitaram discussões fundamentais junto aos coordenadores sobre a gestão dos cursos e do corpo docente para alcançar o propósito principal do aprendizado dos alunos”, comenta a pró-reitora que destaca  que a discussão do instrumento de avaliação na parte da tarde deu sequência as reflexões e identificação de pontos positivos, e questões a serem trabalhadas nos projetos pedagógicos dos cursos.

A Jornada Acadêmica Docente ocorre até a próxima sexta-feira (02).

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *