UniBrasil reativa Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa comemora dez anos e traz e boas notícias

O Centro Universitário (UniBrasil) reativou na manhã de quarta-feira (16/05), o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O comitê tem como finalidade receber, avaliar e emitir parecer sobre os valores éticos dos projetos, afim de averiguar se a metodologia respeita interesses e direitos dos participantes das pesquisas. O CEP foi fundado em 2007 por professores, da então recém fundada Escola de Saúde, que passaram a se reunir periodicamente com o objetivo de construir um comitê para avaliação ética das pesquisas científicas.

Em 5 de dezembro do mesmo ano, o trabalho do comitê foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde, que autorizou o UniBrasil a criar o CEP.

Localizado no bloco 2 da instituição, a secretaria do CEP funcionará nas segundas e quartas das 8 horas às 11h40, e nas terças, das 13h30 às 18 horas. No local será possível o esclarecimento de dúvidas relacionadas aos procedimentos de submissão e avaliação dos projetos de pesquisa.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (Proppex), Profº. Dr. Valter Fernandes da Cunha Filho, órgão qual o CEP está vinculado, falou sobre a importância do Comitê.

“Após tomar conhecimento das atrocidades cometidas por pesquisadores contra seres humanos que viviam sob os regimes totalitários durante a II Guerra Mundial, em particular os experimentos conduzidos em campos de concentração, a comunidade científica procurou desenvolver mecanismos de submissão de condutas, práticas e abordagens dos cientistas e de suas pesquisas a revisão ética.  Foi nesse contexto que a partir das décadas de 1950 e 1960, começaram a surgir os Comitês de Ética”, contou o Profº, Valter.

A reitora e professora do UniBrasil, Drª Lilian Pereira Ferrari, também comentou sobre a satisfação em comemorar dez anos de atividades no CEP. A professora participou da primeira formação do Comitê, inicialmente gerido pela Profª.  Drª, Vanda Galvão Pereira, coordenadora do curso de Fisioterapia.

“É uma satisfação lembrar deste grupo inicial que com extrema competência e dedicação iniciou os trabalhos do CEP no UniBrasil, ainda avaliando projetos entregues em vias físicas (impressas) ”, enfatizou a professora Lilian.

De acordo com a reitora, o segundo projeto aprovado pelo CEP foi um trabalho relacionado ao Autismo, o qual é coordenado por ela e já rendeu cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de uma dissertação mestrado, três artigos científicos (em revistas de impacto), e de um livro acadêmico.

Na primeira gestão do CEP importantes nomes contribuíram com palestras e cursos para a formação dos docentes que compunham o comitê, entre elas a palestra ministrada pelo Drº. Volnei Garrafa (UniBrasil), e o curso ministrado pelo Drº. Mario Sanches da (PUC/PR), grandes nomes do estudo da bioética no Brasil.

A segunda gestão do CEP foi coordenada pela Profª. Ma. Maria Regina Tizzot, que implantou as avaliações pela Plataforma do Brasil. Nesta etapa, grandes parcerias de pesquisas foram firmadas e importantes formações foram disponibilizadas aos componentes do CEP.

Conforme a resolução do CNS n. 466/12, toda pesquisa que envolva seres humanos direta ou indiretamente deve ser analisada por um Comitê de Ética em Pesquisa, que irá verificar o respeito aos princípios da bioética (autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade).

Caberá a cada membro do CEP avaliar os aspectos da eticidade dos projetos de pesquisa com o intuito de garantir o anonimato e respeito aos participantes. Ainda conforme a resolução CNS n. 466/2, também caberá aos integrantes fazer a ponderação de riscos e benefícios envolvidos nos procedimentos de cada projeto, pois os membros do Comitê deverão se comprometer e garantir que os sujeitos das pesquisas sejam expostos ao máximo de benefícios e mínimo de danos e riscos.

As propostas de pesquisas serão minuciosamente analisadas a fim de verificar se está adequada aos princípios éticos, entre outros aspectos determinados na referida resolução.

MEMBROS –  Coordenadores do Comitê de Ética em Pesquisa, Profº. Drº, Willian Barbosa; e Profª e Ma, Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani.

Além dos coordenadores também participam do Conselho outros 11 membros, sendo dez professores do UniBrasil e um membro indicado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Profª Dra. Elaine Javorski – Jornalista

Profª Me. Emanuele Cristina Pesenti – Biomédica

Profº Me. Fernando Felice – Engenheiro Elétrico

Profº Me. Gilson Brun – Educação Física

Profª Ma. Glacielli Thaiz Souza de Oliveira – Assistente Social

Profª Dra. Liana Alves de Oliveira – Bióloga

Profº Me. Mauro Jose Kummer – Engenheiro de Produção

Profº Dr. Pedro Guilherme Basso Machado – Psicólogo

Profº Dr. Paulo Henrique da Cruz Sandrini – Desenho Industrial

Profº Dr. Ricardo Martins de Souza – Educação Física

Representante dos Usuários: Sr. Iran Albuquerque – Comunidade de Usuários

Também faz parte do Comitê a secretária, Françiose Castilhos, responsável pela execução das atividades rotineiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ESCOLA DE DIREITO, ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, ESCOLA DE ENGENHARIAS, ESCOLA DE NEGÓCIOS, ESCOLA DE SAÚDE, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PESQUISA E EXTENSÃO EVENTOS, PROPPEX, RELAÇÕES PÚBLICAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *