UniBrasil recebe Christian Dunker em palestra sobre Lutos Finitos e Infinitos

Foto: UniBrasil

O UniBrasil Centro Universitário recebeu na noite de quinta-feira (15/03) a ilustre visita de um dos expoentes da psicologia atual, Christian Ingo Lenz Dunker. O evento ocorreu no Auditório Edla Van Steen, no bloco 1, nas dependências da instituição.

Suas pesquisas sobre o estatuto psíquico e social do sofrimento tem gerado intervenções públicas e reformulações nas práticas clínicas.  Youtuber, articulista e animador cultural, tem se destacado como uma das vozes críticas do cenário brasileiro. Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano com ativa participação na disseminação do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, foi um dos fundadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a palestra, o psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP falou sobre Luto. “A impressão inicial é que o luto está referido a perda de um ente querido, um animal de estimação, o luto vamos dizer assim, é o nosso modo de relação fundamental com a morte. Isso é verdade, mas relativamente incompleto, quando a gente pensa a partir da psicanalise. Por exemplo, a gente pode falar em luto quando o bebê deixa de ser bebê e passa a ser criança, quando o adolescente está deixando para trás um corpo e indo para outro corpo que não sabe exatamente como é, quando uma pessoa é demitida do emprego, quando um grande amor se dissolve. O luto, portanto, é um dispositivo de subjetivação ele não é só uma reação a um momento infeliz da vida”, enfatizou o palestrante.

A coordenadora geral do Fórum do Campo Lacaniano, Fernanda Histher, esteve presente no evento e falou sobre importância das parcerias com as instituições de ensino. “Para nós é muito importante fazer essas parcerias. Trabalhamos com a formação analista, promovendo eventos em vários lugares para que a psicanálise seja transmitida. Isso é muito especial”, destacou.

O Campo Lacaniano foi um dos apoiadores do evento, juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O coordenador de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital de Clínicas, Venícius Schneider, também este presente para prestigiar o evento. “É um privilégio poder assistir a palestra de uma pessoa tão capacitada e brilhante como o Dunker”, comentou.

Ao final da palestra Christian Dunker, concedeu uma sessão de fotos e autógrafos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *