UniBrasil recebe homenagem da AFECE

Na noite de 27 de setembro, o UniBrasil Centro Universitário recebeu o título de Empresa Parceira, pela atuação em responsabilidade social nos serviços prestados à Associação Franciscana de Educação Especial (AFECE).

A homenagem foi prestada a algumas poucas empresas, entre elas o UniBrasil, pela colaboração expressiva nos serviços prestados pela AFECE na promoção e prevenção à saúde de seus 225 cidadãos especiais, todos portadores de deficiências severas.

A professora Wanda Camargo recebeu, em nome do presidente Clèmerson Merlin Clève, o certificado e brindes, entregues em festa organizada para comemoração dos 50 anos da entidade, uma organização não governamental que foi criada por um grupo de mulheres, sendo boa parte delas esposas de políticos. A festa teve o slogan “50 anos mudando vidas!”.

Afinal, transformar a sociedade em um lugar melhor é um papel de todos, e foi com esse intuito que, no dia 27 de setembro de 1967, nasceu esta ONG, fundada para suporte a pais que tivessem filhos com deficiência e não possuíssem os recursos financeiros e a instrução necessária para lidar com esse desafio.

 

A primeira presidente da Afece foi Ilka Marques Munhoz que, junto de sua equipe, batalhou incansavelmente para conquistar a primeira sede. Em 1975, o Departamento de Educação Especial da SEED (Secretaria de Estado da Educação) propôs à instituição um programa escolar novo, destinado para pessoas com deficiência intelectual de alta especificidade associada ou não a outras patologias. Apesar da existência de diversos obstáculos (por exemplo o escasso acesso às informações na época), o desafio foi aceito.

A partir de 1976, a AFECE tornou-se mantenedora da Escola São Francisco de Assis, com o intuito de atender pessoas com deficiência desde os 3 anos até a idade adulta. Inicialmente trabalhou com 32 educandos que vinham apresentando dificuldades para se adaptar ao programa estudantil de uma outra escola, e mais tarde, em 1997, a escola finalmente pôde inaugurar a sua própria sede, no bairro Hugo Lange em Curitiba, atendendo 74 educandos, número que aumentou gradativamente, até atingir 107 pessoas – capacidade máxima do espaço.

 

Graças ao trabalho sério e responsável realizado, uma nova sede começou a ser construída em 2005, pela necessidade de ampliar o espaço para mais alunos. Seis anos depois, em 2011, a AFECE mudou-se para novo local, vizinho ao UniBrasil, onde, atualmente, atende diariamente cerca de 225 pessoas com deficiência, entre crianças, jovens e adultos.

O UniBrasil sempre esteve ao lado da AFECE, e hoje acompanha o esforço da equipe para que cidadãos com deficiência podem receber um atendimento de qualidade e apoio para vencer os desafios diários, mesmo que não tenham recursos para custear acompanhamento particular.

Como parceiros, sabemos que o sonho não para por aí, a meta é ampliar a capacidade para abrigar cada vez mais educandos e manter a excelência na qualidade de educação e assistência.

Texto: Wanda Camargo.

Postado em NOTÍCIAS e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *