UniBrasil recebe lançamento de livro da APADEVI de Guarapuava

Texto por Professora Wanda Camargo / Assessora da Presidência.

A obra RE VISTAS & LA MENTOS, escrito por Eglecy Lipmann, livro de registro histórico documental tanto da institucionalização do ensino de cegos em Guarapuava quanto das experimentações artísticas nas últimas décadas de existência do grupo de teatro Luz, será lançado no UniBrasil às 16 horas do dia 12 de julho, na Sala de Leituras (Bloco 7 do campus).

Foto de arquivo pessoal.

Professora Eglesy é pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, e tem graduação em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná, com mestrado em Educação e Ensino pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro Oeste, na área de Artes, com ênfase em processos de ensino e aprendizado, educação musical e diversidade.

A edição de seu livro foi feita pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) de Guarapuava, entidade fundada com o objetivo de prestar atendimento às pessoas com deficiência visual e/ou com baixa visão, sem limite de idade, em diversos programas. Tem como finalidade orientar, incentivar e promover ações voltadas à educação, inclusão social e profissionalização dos deficientes visuais, e é uma Organização Não Governamental – ONG, sem fins lucrativos, que atende pessoas com deficiência visual total e/ou com baixa visão, sem limite de idade.

A APADEVI é reconhecida de Utilidade Pública, mantendo convênio de amparo técnico nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de incluir pessoas com deficiência visual total e/ou com baixa visão na sociedade para exercer seu papel de cidadão de direitos e deveres, com diálogo, protagonismo social,  e respeito pela diversidade intelectual, artística, institucional e política.

A Apadevi Guarapuava já conta com 34 anos de fundação, e apoiou professora Eglesy por reconhecer que uma das preocupações constantemente apresentadas por professores do ensino regular que recebem alunos cegos em suas classes, refere-se ao modo de aprendizagem destes estudantes e, especialmente, aos recursos necessários para a aprendizagem. O ensino comum tem uma concepção de aprendizagem centrada no aporte sensorial e, basicamente, na visão, conforme indicado pelas pesquisas mais recentes, já que os olhos são responsáveis por no mínimo 80% das impressões recebidas através da sensibilidade. Habitamos um mundo que se manifesta de forma predominantemente visual, e por isso entidades especializadas e professores qualificados tem suprido parte da lacuna na educação especial; pessoas preparadas para a adoção de recursos alternativos para acesso ao texto escrito, tais como o sistema Braille, e recursos artísticos e didáticos habilidosamente preparados.

O UniBrasil saúda esta obre tão oportuna no cenário educacional brasileiro e, em particular, paranaense, e orgulha-se de sediar tão importante evento.

 

 

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