UniBrasil recebe SESI para palestra sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No próximo 29 de agosto, das 19 às 20h30, na Sala de Leituras, será realizada uma palestra para os alunos dos sétimo e oitavo período de Administração do UniBrasil Centro Universitário. O tema geral serão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e conforme escolha pelos professores, será abordado o Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Dentro deste macro assunto, será abordado especificamente o item 9.b: Apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nacionais nos países em desenvolvimento, inclusive garantindo um ambiente político propício para, entre outras coisas, a diversificação industrial e a agregação de valor às commodities.

Esta palestra será ministrada pelo SESI PR, que vem realizando desde 2004 trabalho de divulgação das agendas mundiais de desenvolvimento, inicialmente as ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), a partir dos eixos: informação e mobilização através do estímulo ao comprometimento voluntário de pessoas e instituições.

Com a aprovação da Agenda 2030, o Sesi PR criou o Ciclo de Estudos ODS, que visa divulgação, reflexão e entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste propósito, promove palestras em instituições de ensino superior, acerca dos 17 objetivos.

A ideia é mobilizar os futuros profissionais a serem formados em Escolas de Negócios para a compreensão da necessidade de novas posturais empresariais com vistas a um futuro melhor para o planeta como um todo.

Tal iniciativa vem desde o ano 2000, quando por iniciativa das Nações Unidas, foram estabelecidos os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), num esforço para sintetizar acordos internacionais firmados em várias cúpulas mundiais nos anos 1990, sobre meio ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc. Foram 8 os Objetivos, com 24 metas, que puderam ser acompanhados em cada país, com resultados concretos embora ainda longe do ideal.

Em 2015 foi apresentada nova agenda de desenvolvimento sustentável – Agenda 2030 –englobando ações que visam acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Tais ações resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Agora o UniBrasil se torna foco de atenção do Sesi, por meio do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa (NIDEP), viabilizado pela Gerência Executiva de Projetos Estratégicos, para que estudantes e professores tomem ciência do trabalho do Sesi nesta área, como coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda, pois os ODS devem transcender a concepção de uma mera relação de aspirações e boas intenções, de forma que a complexidade característica desta agenda seja objeto de diálogos e esforços conjuntos, e que os objetivos e princípios que os fundamentam sejam enraizados nas ações e condutas gerais de todos.

Convidados Palestrantes:

Diva Irene da Paz Vieira

Professora universitária com pós-graduação em Administração Pública e Gestão de Pessoas. Consultora em gestão junto organizações da sociedade civil. Foi Diretora do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) da Prefeitura de Curitiba. Integra a equipe do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, desenvolvendo estudos, pesquisas, treinamentos, e consultorias e monitoramento de indicadores.

 

Rafael de Tarso

Professor universitário com MBA em Gestão Estratégica Empresarial, especialista em Proteção Social e Rede de Direitos, consultor em Gestão e Cultura de Inovação. Atuou no Centro Internacional de Inovação do Senai-PR, Renault, Volvo, Boticário, O Boticário, Siemens e Eletrolux. Atualmente é coordenador do MBA Liderança para a Transformação Digital e Industria 4.0, e é sócio da startup Exy9BR.

 

Eduardo Damião

Dr. em Ciências de Administração, 2001, pela ESADE da Universidad Ramon Llull, Barcelona, Espanha. Área preferencial de atuação: Estratégia Empresarial, Estratégia Corporativa, Desenvolvimento de Cenários e Gestão Estratégica de Custos. Grupo de Pesquisa: Administração Estratégica (GPAE).

Texto: Wanda Camargo.

 

Postado em ADMINISTRAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *