UniBrasil representado na Mesa Redonda “História da Saúde no Paraná”

Construído a partir de 1866, o Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba conta hoje com o primeiro Museu da História da Medicina do Paraná. O projeto é fruto da parceria da Santa Casa de Curitiba com a Associação Médica do Paraná, e conta com um acervo de mais de 35 mil peças.

Desde sua abertura oficial o provedor da Santa Casa, Dom João Bosco Óliver de Faria, salientou a importância do resgate da memória médica, “toda essa beleza que ficou arquivada no curso da história”.

O espaço do museu conta com 7 ambientes que podem ser percorridos pelo visitante, como a farmácia, com armários e frascos de medicamentos ainda lacrados, a capela, o sótão e o primeiro elevador da cidade. Além de contar com um centro cirúrgico e um “pulmão de aço” de quase meia tonelada, inventado nos Estados Unidos em 1928 e utilizado em pacientes com insuficiência respiratória causada pela poliomielite.

Além do acervo, o Museu está se dedicando a uma série de palestras, com a presença de personalidades mais marcantes da área de saúde, e na tarde da terça, dia 14 de maio, dedicou-se ao tema História da Saúde no Paraná.

Organizado por Simone Peruzzo, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN) no triênio 2018-2020, e que já coordenou o Curso de Enfermagem do UniBrasil Centro Universitário, a mesa redonda teve a participação da atual coordenadora do curso de Enfermagem, professora Angelita Visentin, e a assessora da presidência, professora Wanda Camargo que estiveram presentes representando o UniBrasil

Texto: Wanda Camargo

Postado em ENFERMAGEM, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *