UniBrasil sedia encontro de Comitês de Ética em Pesquisa do Paraná

O UniBrasil Centro Universitário sediou o I Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs do estado do Paraná. O evento transcorreu ao longo da terça-feira, 19/11, e contou com a presença de representantes de diversos comitês, dirigentes da área de Saúde, Secretários e Prefeitos de cidades da Região Metropolitana.

A cerimônia de abertura teve as palavras da Reitora do UniBrasil, professora Lilian Pereira Ferrari, a qual destacou a preocupação constante da instituição em garantir a qualidade das pesquisas realizadas e a importância dos Comitês para o desenvolvimento institucional e comunitário. A Diretora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários, professora Lyia Mikami e a Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do UniBrasil, professora Edilceia Ravazzani, também reforçaram a necessidade de atividades como essa com o intuito de promover a formação continuada.

O encontro objetivou a discussão e a capacitação continuada dos membros dos CEPs participantes sobre as normas nacionais e internacionais relevantes dos aspectos éticos em pesquisas, parte importante da sua atuação. O funcionamento, a legislação, os direitos humanos, cuidados paliativos, os protocolos e tecnologias envolvidas foram objeto das discussões e debates por profissionais especialistas e atuantes na área.

Entre os temas abordados na programação, “Rotinas e as dificuldades dos CEPs” enfrentadas constantemente pelos pesquisadores, foi ministrado pela professora Dra. Helena Rinaldi Rosa, da Universidade de São Paulo (USP). A profissional também é coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IPUSP e, com sua expertise no assunto, incentivou uma reflexão sobre as diretrizes éticas e as suas aplicabilidades e realizou um panorama geral sobre o contexto vivenciado atualmente pelos comitês e seus integrantes.

O evento resultou na atualização do público presente, possibilitando uma comunicação consistente em relação a importância do desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos e íntegros, para garantir a qualidade das pesquisas e a disseminação de saberes.

Presenças

Participaram do encontro os seguintes dirigentes e representantes do UniBrasil:  Diretor Executivo, Alessandro Kinal, Diretora Acadêmica do Ensino Presencial, professora Marcia Coelho, Assessora da Presidência, professora Wanda Camargo, Rubens Vieira, diretor do VEZ – Instituto UniBrasil para o desenvolvimento da Ciência e Cultura e a Assistente Social, Ana Roseli Pedroso.

Também marcaram presença no evento, as autoridades: Conselheiro da Casa Civil, Renato Adur, Deputado Estadual Subtenente Everton, Deputado Estadual Rubens Recalcatti, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Adriana Kampa e representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul: 1ª dama e Secretária de Ação Social, Fabiana Zanetti, Diretor de Agricultura, Renato Machado, Secretário de Administração, Alexandre Zolé, Diretora de Meio Ambiente, Andreia Trevizan Del Zotto e o Coordenador de Vigilância Ambiental, Michel Gil Lopes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, Sem categoria, UniBrasil e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *