UniBrasil sedia encontro de Comitês de Ética em Pesquisa do Paraná

Durante o próximo dia 19 de novembro, o UniBrasil Centro Universitário sediará o encontro de Comitês de Ética em Pesquisa – CEPs do estado do Paraná. O evento iniciará com um café da manhã na Sala Leituras do Brasil e transcorrerá ao longo do dia, com a presença de representantes de diversos comitês, dirigentes da área de Saúde, Secretários e Prefeitos de cidades da Região Metropolitana.

O principal objetivo do encontro é a discussão e a capacitação continuada dos membros dos CEPs participantes sobre as normas nacionais e internacionais relevantes dos aspectos éticos em pesquisas, parte importante da sua atuação. O funcionamento, a legislação, os direitos humanos e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, os protocolos e tecnologias envolvidas serão objeto das discussões e debates.

 

Sobre os CEPs:

Os Comitês de Ética em Pesquisa são responsáveis pela avaliação ética dos projetos de pesquisa em saúde, acadêmicos ou profissionais, e têm o papel relevante de informar e educar seus membros e a comunidade quanto à garantia da integridade e autonomia dos envolvidos na pesquisa. São colegiados interdisciplinares e independentes, que devem existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais no Brasil.

Foram criados com a finalidade de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, sendo responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas realizadas, e diversas diretrizes éticas internacionais e brasileiras ressaltam a necessidade de revisão ética e científica dos trabalhos acadêmicos para preservar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar de todos. Além disso, os CEPs contribuem para a qualidade das pesquisas e para a discussão do seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade.

Os CEPS são ligados ao CONEP, uma comissão assessora do Conselho Nacional de Saúde para implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Tem função consultiva, deliberativa, normativa e educativa, atuando conjuntamente com uma rede de CEPs, organizados em diferentes instituições e outras instâncias.

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *