UniBrasil sedia exposição de fotografias em março: Operários do Cárcere

Foto: Joka Madruga – Sindarspen

O UniBrasil Centro Universitário sediará, de 12 a 29 de março de 2019, exposição fotográfica realizada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN), que será instalada na Sala de Leitura, no Bloco 7 da instituição.

O tema da exposição será “Operários do Cárcere” e, por meio de imagens do cotidiano de 17 das 33 unidades penais do Paraná, busca mostrar o trabalho de um servidor público essencial no cumprimento da justiça, mas pouco visto até socialmente: o agente penitenciário.

A movimentação dentro dos presídios, o atendimento e a relação com os encarcerados, os desafios enfrentados com a falta de estrutura do sistema estarão sintetizados em 40 imagens captadas nas nove cidades onde existem unidades penais no estado. Junto com algumas das imagens, textos que contextualizam a cena e levam à reflexão sobre aquele universo tão pouco conhecido pela maioria da sociedade.

A exposição será itinerante e ao longo de 2019 percorrerá outras cidades paranaenses. A ideia de realizar a abertura na UniBrasil se deve ao fato de se tratar de uma renomada instituição de ensino que forma profissionais para áreas afins com a execução penal, como Direito, Serviço Social, Pedagogia, além de Comunicação, cujos estudantes tem especial interesse por trabalhos fotográficos.

Com 29 anos de existência, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná está entre as entidades sindicais mais atuantes do Paraná e entre as mais respeitadas do Brasil na defesa dos servidores penitenciários.

Desde 2006, além de lutar por melhores condições de trabalho para a categoria, a entidade vem buscando mudar o olhar da sociedade sobre esses profissionais, bem como a própria percepção desses trabalhadores sobre a atividade que exercem. Para isso, o Sindicato tem participado de debates e eventos junto com outros órgãos e instituições que buscam um sistema penitenciário mais seguro e humano. Agora, recorre à fotografia para expandir esse debate para toda a sociedade.

A exposição é organizada por:

Joka Madruga – Fotos

Repórter fotográfico, diretor de Imagem do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e editor do site Terra Sem Males. Fotografa desde 1998, com fotos publicadas em diversos jornais e revistas do mundo. Tem uma longa trajetória no registro fotográfico da luta de movimentos sociais, como no projeto Águas para a Vida, que retrata a vida dos atingidos pelas usinas hidrelétricas na Amazônia. Atualmente, cobre esportes e política para a agência Futura Press, além de ser freelancer para diversos sindicatos em Curitiba.

Waleiska Fernandes – Coordenação, produção e entrevistas

Jornalista com 19 anos de carreira. Natural de Belém-PA, está há quase 3 anos em Curitiba, onde trabalha no SINDARSPEN desde então. Antes, morou em São Paulo e Brasília, onde trabalhou, entre outros, na Assembleia Legislativa de SP, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É coautora da publicação “Operários do Cárcere – Diagnóstico sobre as Condições de Trabalho dos Agentes Penitenciários do Paraná” lançada pelo SINDARSPEN em 2016 e vencedora de alguns prêmios jornalísticos, entre os quais o “Prêmio de Comunicação e Justiça – 2016”, pela cobertura realizada em 2015 pelo CNJ na implantação das Audiências de Custódia no Brasil.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *