O UniBrasil Centro Universitário foi palco, no dia 15 de agosto, do 1º Simpósio Nacional do Futebol de Rua, evento que reuniu autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de empresas e órgãos públicos para discutir o papel do esporte como ferramenta de educação, cidadania e transformação social.
Além da troca de conhecimento, o simpósio marcou também a assinatura de uma parceria institucional entre o UniBrasil e o Instituto Futebol de Rua, que irá possibilitar o desenvolvimento de projetos conjuntos, realização de novos eventos, oferta de cursos, estágios multidisciplinares e oportunidades no mercado de trabalho para os estudantes.
Durante o período da manhã, cerca de 300 participantes acompanharam as palestras dos professores e pesquisadores Alcides Scaglia, João Batista Freire e Hilton Santana, referências nacionais na área da pedagogia do esporte. Os especialistas abordaram conceitos da chamada “Pedagogia da Rua”, discutindo o esporte como um espaço de formação cidadã, de incentivo ao trabalho em equipe e de valorização do fair play – o jogo limpo dentro e fora das quadras.
Os palestrantes também foram homenageados, assim como a reitora do UniBrasil, Dra. Profa. Camile Silva, pelo fortalecimento da parceria institucional.
Políticas públicas e incentivo ao esporte
À noite, mais 300 pessoas prestigiaram as discussões voltadas às políticas públicas para o esporte. Entre os convidados estiveram Marcelo Facchinello, representando a Prefeitura de Curitiba, Carolina Ferraz, do Ministério do Esporte, além de representantes de empresas parceiras como a CTG Brasil e a NTS, que apoiam projetos sociais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
A mesa-redonda destacou a importância do terceiro setor na execução de programas sociais, o papel das organizações da sociedade civil e a relevância do esporte como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes e jovens.
O coordenador de Relacionamento Institucional e Governamental, Eber Dartora, destacou a relevância do encontro: “Nós estamos aqui no simpósio nacional da pedagogia do futebol de rua, no UniBrasil, em Curitiba, onde receberemos professores acadêmicos para discutir a pedagogia da rua. Também receberemos o governo e empresas que apoiam na Lei de Incentivo ao Esporte para discutir a perspectiva do investimento social, a responsabilidade social das empresas e do governo no processo de impacto social, no processo de mudança da sociedade”, afirmou.
O simpósio proporcionou aos estudantes do UniBrasil não apenas a oportunidade de aprendizado teórico, mas também de integração com profissionais do setor, com direito a certificação de participação.
A coordenadora do curso de Educação Física, Dra. Profa. Taís Pastre, também celebrou o momento: “Este é apenas o início de uma grande parceria que prevê novas ações institucionais, abertura de cursos e projetos que unem educação, esporte e desenvolvimento social. Queremos que nossos alunos vivenciem o esporte para além da prática, entendendo-o como instrumento de transformação e impacto na sociedade”, destacou.
Egressos do UniBrasil já fazem a diferença onde atuam
A relevância dessa cooperação já pode ser medida: atualmente, mais de 15 egressos do UniBrasil integram o Instituto Futebol de Rua, atuando em projetos sociais e contribuindo diretamente para a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil.
A Egressa de Educação Física, Larissa Silva destacou a alegria de retornar à instituição onde construiu sua trajetória acadêmica: “Foram quatro anos dedicados ao bacharelado e, em seguida, à licenciatura. Ter a oportunidade de voltar à UniBrasil, agora como profissional, é muito especial para mim. É gratificante poder contribuir com os valores e aprendizados que conquistei aqui e compartilhar essa experiência com os futuros formandos.”
O 1º Simpósio Nacional do Futebol de Rua encerrou-se no final da noite de 15 de agosto, deixando como legado o fortalecimento do diálogo entre universidade, instituições, empresas e poder público, além de abrir caminho para novas iniciativas que integram esporte, educação e cidadania.