UniBrasil transforma banners em produtos sustentáveis e fortalece impacto social em Curitiba

O compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social ganhou um novo capítulo no UniBrasil Centro Universitário. Por meio de uma iniciativa vinculada ao projeto ECO Sustentabilidade, banners institucionais utilizados em eventos acadêmicos estão ganhando uma nova utilidade ao serem transformados em produtos reutilizáveis por meio de uma parceria com a associação Mães e Filhos, de Curitiba. 

A ação surgiu a partir da preocupação com a destinação ambientalmente adequada dos banners produzidos pela instituição, especialmente aqueles utilizados durante os Fóruns PROEx. 

Segundo a Prof.ª Beatriz Zanoni, coordenadora do ECO Sustentabilidade, a iniciativa nasceu da busca por alternativas sustentáveis para materiais de difícil descarte. 

“Sabíamos que esse era um material de difícil descarte e que exigia uma destinação correta. Por isso, buscamos alternativas que permitissem reaproveitar esse material de forma consciente, sustentável e socialmente responsável”, explica. 

Inicialmente, a equipe encontrou referências de empresas em outros estados especializadas nesse tipo de reaproveitamento. No entanto, por indicação do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Lucas Damasio, surgiu a oportunidade de firmar parceria com uma organização local que já desenvolvia esse trabalho. 

A associação Mães e Filhos, coordenada por Irenilda e localizada na Vila Torres, apresentou ao UniBrasil um modelo de reaproveitamento baseado na economia circular, conceito que transforma resíduos em novos produtos, prolongando seu ciclo de vida e reduzindo impactos ambientais. 

Ao contrário do que se poderia imaginar, a iniciativa não se trata de uma simples doação de banners. Segundo a Prof.ª Dra. Adriana de Oliveira Christoff, coordenadora do curso de Farmácia do UniBrasil, a instituição contratou o serviço da associação para transformar os materiais em novos produtos. 

“Não estamos apenas dando um destino correto aos banners após o uso. Também nos preocupamos com o impacto ambiental desde a produção desse material”, destaca Adriana. 

A associação será responsável pela confecção de 150 bolsas e 150 nécessaires produzidas a partir dos banners dos Fóruns PROEx. Um dos diferenciais da ação é que os produtos manterão partes visíveis dos banners originais, incluindo textos e elementos gráficos das atividades extensionistas realizadas pelo UniBrasil. 

“A ideia é justamente mostrar que estamos reutilizando um material que carrega a história das nossas ações de extensão, transformando-o em algo útil e com novo significado”, explica Adriana. 

Após a produção, os itens serão destinados como premiação aos estudantes dos três projetos PROEx mais votados durante o Fórum, valorizando o engajamento acadêmico e fortalecendo a conexão entre extensão universitária e sustentabilidade. 

Caso a quantidade de banners seja superior ao necessário para a produção encomendada, o material remanescente permanecerá com a associação, que poderá reutilizá-lo na fabricação de outros produtos destinados à comercialização. Nesses casos, o reaproveitamento também contribui para ampliar o impacto social da parceria. 

Logística reversa e carbono zero 

Além do reaproveitamento dos banners, a ação está inserida em uma política ambiental mais ampla adotada pelo UniBrasil. 

De acordo com Adriana, o principal impacto da iniciativa está na aplicação prática da logística reversa, processo que reintegra resíduos ao ciclo produtivo, evitando descarte inadequado e reduzindo impactos ambientais. 

“Estamos fazendo duas coisas ao mesmo tempo: garantindo a logística reversa, preservando o meio ambiente e fortalecendo a sustentabilidade, que é uma das missões da instituição”, afirma. 

Outro diferencial é que os banners utilizados nos Fóruns PROEx já são produzidos com compensação ambiental por meio do selo carbono zero. Isso significa que toda a emissão de dióxido de carbono (CO₂) gerada na produção dos materiais e na realização do evento são compensadas por meio do plantio de árvores, contribuindo para neutralizar o impacto ambiental. 

Projeto amplia geração de renda e inclusão social 

O impacto social da ação também é significativo. A associação Mães e Filhos desenvolve um importante trabalho comunitário na Vila Torres, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social. 

A organização atua com mães, pais, crianças e adolescentes, oferecendo oportunidades de capacitação, geração de renda e participação em projetos sociais e esportivos. 

A parceria entre o UniBrasil e a associação surgiu, inclusive, por recomendação da Unimed, que também utiliza o trabalho da entidade para dar destinação sustentável a materiais promocionais. 

Segundo Adriana, o trabalho desenvolvido pela associação vai além da reutilização de materiais. 

“Essa instituição também vê a sustentabilidade como uma alternativa de sustento próprio. Parte da renda que ela obtém vem justamente da transformação de banners e materiais publicitários em produtos úteis para a sociedade”, ressalta. 

A renda obtida com a produção e comercialização desses itens contribui diretamente para a manutenção das atividades sociais realizadas pela associação na comunidade. 

Para Beatriz, o maior valor da iniciativa está na capacidade de transformar descarte em oportunidade, unindo responsabilidade ambiental e impacto social. 

Ao transformar banners em novos produtos e fortalecer uma organização comunitária, o UniBrasil amplia o impacto positivo de suas ações de extensão e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. A iniciativa demonstra que práticas ambientalmente responsáveis também podem gerar oportunidades, fortalecer a economia circular e contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva. 

Postado em ADMINISTRAÇÃO, BLOG, ESCOLA DE SAÚDE, FARMÁCIA, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PESQUISA E EXTENSÃO EVENTOS, SERVIÇO SOCIAL, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário