Na manhã de sexta-feira (25), os acadêmicos do 6ºDIAD, do curso de Direito, apresentaram os trabalhos atrelados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao conceito de Direito ao Desenvolvimento, sob orientação da professora Andréa Carneiro Lobo, na disciplina do Projeto Integrador II.
Segundo explica a doutora em História, o projeto desenvolvido tem por intuito demonstrar, aos futuros advogados, a importância da pesquisa (bibliográfica, documental e de campo), tendo em mente problemas de pesquisa que possam gerar um impacto significativo na sociedade.
“Eles [os acadêmicos] tiveram a oportunidade de estudar as ODS, na disciplina do Projeto Integrador II; estudar o conceito do Direito ao Desenvolvimento, em projeto de extensão, que está sendo desenvolvido em parceria com alunos e docentes do PPGD. A partir desta instrumentalização teórica, os acadêmicos formularam o problema de pesquisa, e foram a campo para testar as hipóteses que eles formularam e hoje aconteceu a apresentação destes estudos”, esclarece a professora.
Questionada sobre o sentimento de poder acompanhar a evolução dos graduandos, a docente enfatiza a satisfação de tornar a pesquisa presente na vida dos acadêmicos. Aquela que envolve: levantamento bibliográfico, para embasar o referencial teórico; justificativa, no intuito de mostrar a relevância da temática; destacar os objetivos específicos, que o pesquisador almeja se debruçar; e, por fim, confrontar as hipóteses levantadas com a prática.
Confira abaixo as cinco temáticas apresentadas pelos acadêmicos:
Temática 01: Meio ambiente – moda sustentável
Grupo: Julianna Molina Zambão, Hellen Karolina Gomes, Amanda Aparecida Lisczhovski, Nathalia dos Santos Lima e Andressa da Silva Rodrigues.
Resumo da Pesquisa:
A ODS escolhida pela equipe, vinculada ao tema, é a 09 (que diz respeito à Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (atrelada ao consumo e produção responsáveis), 13 (sobre ação climática), 14 (proteger a vida marinha), 15 (objetivo que dialoga com a preservação dos ecossistemas), 17 (fortalecimento dos meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável).
Afinal, os impactos dos resíduos no meio ambiente compreendem desde o tempo de decomposição, até a poluição atmosférica. Para aplicar as ODS na pesquisa, a equipe visitou a empresa têxtil “LAFORT”, aplicando um questionário com 26 perguntas discursivas para o representante da empresa. Apenas cinco questões não foram respondidas, dentre elas, a que se destaca: a implantação de políticas públicas no local de trabalho.
Problema de pesquisa: Quais são as estratégias relacionadas a produção de moda desenvolvida para o descarte correto do lixo têxtil no meio ambiente?
Hipóteses para a solução do problema de pesquisa:
-> Se possuem estratégias e se são adequadas.
-> Se não possuem estratégias, a equipe irá propor, tais como: revitalização, reutilização, reforma de roupas, reciclagem dos tecidos, descarte ecológico.
Temática 02: Saúde Psíquica de Funcionários do Poder Judiciário
Grupo: Christopher Zanetti, Ketlyn Rodrigues de Araújo, Kimberly Tudisco Hortolan, Ryan Pereira, Waghner Deganutti Larangeira.
Resumo da Pesquisa:
O projeto teve como base de estudos a “Saúde Psíquica de Funcionários dos setores públicos”, com destaque para o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O trabalho desenvolvido está intimamente relacionado à terceira ODS, que é assegurar a vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas. Para sustentar a pesquisa, o estudo de caso contou com algumas perguntas que deram o norte ao trabalho desenvolvido, com foco para a saúde psíquica dos funcionários (de 18 a 30 anos).
Objetivos da pesquisa:
-> Averiguar se o TJ-PR promove algum tipo de apoio de saúde mental aos funcionários.
Temática 03: A Desigualdade de Gênero em detrimento do livre usufruto de Direitos
Grupo: Ana Laura César, Greici Batista, Loahra Kierski, Matias Drigo e Sergio Carlos Pessoa Junior.
Resumo da Pesquisa:
O projeto tem como principais ODS: nº 5, 10 e 16, para o combate das desigualdades em face dos Direitos Fundamentais. A pesquisa analítica entrevistou mulheres, entre 29 e 58 anos, com ensino superior completo e pós-graduação (mestrado e doutorado). No levantamento de dados, a equipe extraiu as seguintes informações: 18% não têm filhos e 82%. sim; 73% acreditam que não há desigualdade de gênero no meio de trabalho e 21%, assinalaram que sim; 82% responderam que não há discriminação contra a ausência de mulheres em decorrência da maternidade e 18%, avaliaram que há sim; 82% acreditam que os recrutadores realizam perguntas invasivas nos processos seletivos de contratação e 18%, não vêem desta forma; dentre outras perguntas presentes no formulário.
Objetivo da pesquisa:
-> Demonstrar as causas do problema e a frequência com os quais ocorrem.
Temática 04: Políticas internas para a fomentação de profissionalização dos funcionários menos instruídos
Grupo: Catherine Zacarkin Coelho, Fabio Cardoso de Oliveira Gaspar, Fernando Eugenio Cardoso, Gabrielle Zacarkin Lima da Silva, Julia Eduarda e Poliana Dutra.
Resumo da Pesquisa:
O projeto discorre sobre o combate a desigualdade econômica, contemplando as ODS nº 1 (erradicar a pobreza), 2 (erradicar a fome), 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico), versando sobre quais são as políticas internas realizadas para a fomentação da profissionalização dos funcionários menos instruídos. Para isso, os integrantes visitaram uma empresa para levantar informações para a pesquisa, como: as áreas de formação da equipe da empresa. Isso porque, os pesquisadores almejam encontrar alternativas para eliminar as barreiras de escolarização no local.
A empresa visitada é voltada para a distribuição de produtos de limpeza, com uma equipe de 36 membros, mas apenas 13 (9 respostas femininas e 4 masculinas) estavam dispostos a participar da pesquisa. A partir dos dados levantados, a equipe chegou à conclusão de que as mulheres se mostraram mais interessadas em dar continuidade aos estudos. Em contrapartida, os homens, por meio do formulário, apenas dois almejavam o sonho do ensino superior e/ou qualificação profissional.
Objetivos da Pesquisa:
-> Investigar se a empresa possui políticas de aperfeiçoamento ou capacidade para os funcionários menos instruídos.
-> Analisar se a empresa possui políticas de capacitação.
Temática 05: Cidade sustentável – Resíduos Sólidos no Brasil
Grupo: Ana Paula Donner, André Othavio Lethicia Antonello, Marcia Formiga e Nathan Bordignon.
Resumo da Pesquisa:
A equipe desenvolveu pesquisa com foco na Gestão dos copos plásticos no UniBrasil, aliados às ODS nº 11 e 12, que diz respeito às cidades sustentáveis e ao consumo consciente. O objetivo do projeto era saber como se fazia a gestão do consumo e descarte dos copos plásticos e verificar se havia esse cuidado.
Justificativa: Dentre os principais malefícios, destaca-se: a composição do copo plástico desencadeia câncer nas pessoas. Já para o meio ambiente, é um dos principais inimigos da flora e da fauna. Isso porque, os resíduos plásticos demoram 400 anos para se decompor.
Para obter os resultados esperados, os pesquisadores foram à campo (administrativo da faculdade e as cantinas). Em entrevista com o responsável pela cantina 02, a equipe obteve as seguintes informações: aproximadamente de 10 a 20 copos/dia e 150 copos plásticos/dia são consumidos. Tendo em vista o consumo exagerado de copos por dia, o gerente da cantina optou por modificar a estratégia de vendas, aderindo à iniciativa sustentável, por meio da aquisição de copos de papel. Apesar de gerar um impacto positivo ao meio ambiente, a barreira encontrada foi o preço do produto final, aumentando o valor do café em R$ 0,30 centavos. Ele relata que houve uma resistência por parte do público consumidor diante da nova iniciativa da cantina. O que gerou uma queda nas vendas, obrigando-o a voltar com os copos plásticos.
No caso do departamento de Infraestrutura do UniBrasil, a Silmara Marchioretto, gestora, esclareceu como funciona o processo de conscientização na instituição. Dentre as iniciativas do espaço, estão as latas de lixo espalhadas pelo campus, separando-os em recicláveis (na cor azul) e orgânicos (na cor preta). Para recolher o lixo, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis junta todo o resíduo acumulado, para a devida separação do que foi descartado.