Biomedicina Estética: tudo o que você precisa saber sobre esse mercado em expansão

Destinado aos profissionais biomédicos, a formação com nível de especialização visa qualificar portadores de diploma em Biomedicina para a aplicação de diversos procedimentos de estética facial e corporal, avançado ou invasivo com qualidade e precisão.

Durante o curso, os acadêmicos têm aulas práticas e teóricas para entender como funcionam os mecanismos bioquímicos e fisiológicos dos procedimentos. São elas: indicações, contraindicações, possíveis complicações e soluções.

Além disso, a Biomedicina Estética é um setor em constante expansão no mercado nacional. Mesmo com a crise econômica que vem se arrastando no país, o setor não foi afetado drasticamente devido a cultura adotada pelos clientes, que estão cada vez mais preocupados com sua saúde e bem-estar.

No Brasil, por exemplo, a Biomedicina Estética se posiciona como o terceiro maior mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. É um segmento de mercado que movimenta bilhões, tendo um papel fundamental no cenário econômico nacional.

Além disso, o mercado para os profissionais biomédicos, que se especializam em Biomedicina Estética oferece inúmeras oportunidades de atuação, pois a preocupação com a aparência tem feito com que as pessoas procurem cada vez mais procedimentos estéticos. Devido a isso, o mercado da beleza cresce constantemente.

O profissional poderá atuar em centros estéticos, montar sua própria clínica ou atuar na carreira acadêmica, como professor (a) em cursos de graduação, pós-graduação ou desenvolvimento de pesquisas. E para uma formação profissional de qualidade, você precisará de uma boa instituição, com laboratórios e equipamentos adequados, professores altamente capacitados e uma matriz curricular atualizada.

A Biomedicina Estética no Brasil

No Brasil, os primeiros cursos de Biomedicina foram implantados na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1966, antes denominados Ciências Biológicas – Modalidade Médica. A graduação surgiu da necessidade de suprir a falta de professores das disciplinas básicas do curso de medicina e também formar pesquisadores. Contudo, apenas em 1979 veio a regulamentação das atividades exercidas pelos biomédicos que optavam pela carreira não universitária, sendo a principal entre elas, os serviços complementares de diagnósticos. A profissão foi regulamentada pela Lei Federal nº 6.684.

No Brasil, a procura por procedimentos estéticos tem gerado uma alta demanda dos biomédicos. Além disso, o mercado gera investimentos em pesquisas e deve continuar em movimento. Isso significa que quanto maior a procura por serviços, maior o destaque da profissão. 

De acordo com o levantamento de pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre 2014 e 2016, o aumento foi mais de 300%.

Devido a esse cenário, o mercado busca profissionais capacitados para realizar alguns procedimentos como:

  • Carboxiterapia;
  • Microagulhamento;
  • Aplicação de toxina;
  • Laserterapia;
  • Rejuvenescimento facial;
  • Técnicas a partir da aplicação de enzimas para reduzir celulite e modelar partes do corpo.
  • Exames laboratoriais – como por exemplo análises clínicas metabólicas;
  • Eletroterapia;
  • Prescrição e receita de substâncias e medicamentos de fins estéticos- como por exemplo cosméticos, cosmecêuticos e nutricosméticos, medicamentos manipulados não controlados, entre outros;

O cenário da Biomedicina no Brasil é bastante positivo, com diversas oportunidades tanto no setor público como no privado. Mas, para conseguir uma boa colocação, é fundamental fazer o curso de pós-graduação em uma instituição preparada para oferecer uma formação de qualidade.

A Biomedicina fora do país  

Fora do Brasil, a lista de profissionais que têm desempenhado importante papel e desenvolvido pesquisas de excelência para o avanço da saúde é cada vez maior. No ranking das profissões, divulgado pela revista Exame, a Biomedicina está entre as 45 mais atrativas do mercado de trabalho. De acordo com pesquisa da Thomson Reuters, empresa que monitora a produtividade mundial nas áreas de ciência e inovação, entre os trabalhos científicos mais citados nos últimos 11 anos estão os dos Biomédicos.

A Biomedicina brasileira já é uma das referências para o mundo, mas não é só no Brasil que é ofertada a graduação. Em outros países como a Alemanha, Austrália, Líbano e Irlanda também é possível se formar e atuar no ramo.

No exterior, os profissionais biomédicos se destacam sobretudo na produção de novas vacinas e no desenvolvimento de terapias genéticas. Também estão presentes nas empresas que fazem melhoramento genético na pecuária e agricultura, entre outras funções que se assemelham às habilitações brasileiras.

O biomédico brasileiro Michel Pelisser explica que “na Inglaterra, o biomédico é bastante respeitado, inclusive pelos médicos que estão sempre em contato questionando sobre quais testes são mais apropriados para a condição do paciente”. Segundo ele, a respeito das áreas de atuação, o Brasil contempla mais habilitações do que na Inglaterra, onde não se trabalha com imagens ou cosmética. “No entanto, em relação aos estudos, é praticamente tudo igual ao que estudamos no Brasil”, destaca.

O biomédico da Inglaterra se assemelha bastante ao profissional brasileiro. Trabalham com aparelhos sofisticados, com controle de qualidade, banco de sangue, toxicologia, diagnóstico e pesquisa clínica.

Chamado de Biomedical Science, o curso é projetado para formar profissionais com o entendimento dos aspectos da patologia moderna e do laboratório médico e também das complexas investigações que requerem um profundo conhecimento científico em anatomia, fisiologia e patologia.

A duração do curso pode variar de uma instituição para outra, podendo ser de três ou quatro anos em período integral. Se for em meio período o curso tem duração maior.

O profissional (Biomedical Scientist) trabalha principalmente com análises clínicas. Pode se especializar em microbiologia clínica, química, banco de sangue, hematologia, histopatologia, citologia, virologia e imunologia.

Como atuar na área?

O exercício da Biomedicina Estética é privativo de Biomédicos habilitados na área com o devido reconhecimento do Conselho Federal e Regional de Biomedicina. Devido a isso, o profissional deve realizar uma Pós-Graduação em Biomedicina Estética, propriamente dita. O conteúdo teórico e prático inerente ao Biomédico-esteta é diferenciado, envolve procedimentos abordados em todos os cursos de especialização.

O Biomédico-esteta é o profissional da saúde que, durante sua Pós-Graduação na área, possui a maior carga horária e direcionamento para os assuntos de estética avançada. Lembrando que a Biomedicina Estética não visa diagnosticar ou realizar cirurgias.

Como se destacar no mercado?

O sucesso profissional é o sonho de muitas pessoas, mas para isso é necessário muita dedicação e empenho. Faça um planejamento de carreira e procure estar sempre atualizado com o mercado de trabalho. Invista constantemente em cursos de especialização, prezando sempre pelo seu conhecimento.

Se você busca uma carreira promissora, é necessário buscar novos desafios e não se acomodar na sua área de conforto. É importante impor objetivos para si mesmo, capacitando-se para se tornar um profissional cada vez melhor.

Habilitação em Biomedicina Estética

A habilitação em Biomedicina Estética pode mudar a vida do biomédico que não quer se acomodar apenas em um laboratório. Esse curso é para quem deseja ampliar seus conhecimentos.

A Pós-Graduação possibilitará o biomédico de atuar como responsável técnico em clínicas de estética, centros de estética, além de ser o ponta pé inicial para quem deseja empreender e se tornar dono do seu próprio negócio.

Mas para isso, é necessário ter uma boa qualificação na área da estética e escolher uma instituição que partilha desse mesmo pensamento e que contribua para a sua formação profissional.

Qual o salário de um Biomédico Esteta?

Desde 2010, o biomédico pode atuar com estética, desde que seja habilitado. A habilitação pode ser obtida através de uma Pós-Graduação, como citado anteriormente. Mesmo com a crise financeira que o Brasil enfrentou, o país se tornou o terceiro maior mercado para a Biomedicina Estética no mundo.

Com a área bastante aquecida, o salário inicial varia em média de R$ 3.500,00 e pode passar dos R$ 10.000,00 em alguns casos. Geralmente, o biomédico habilitado nessa área trabalha em mais de um local e isso acaba gerando uma alta renda.

O perfil de um Biomédico

O biomédico é o profissional que está constantemente pesquisando sobre doenças, formas de prevenção, remédios e vacinas. O profissional é responsável por fazer exames laboratoriais, interprestar os resultados e identificar as causas.

O perfil de um biomédico está relacionado com as funções que ele irá exercer, tais como:

  • Analisar amostras de materiais biológicos, bromatológicos e ambientais;
  • Realizar coletas e preparos de amostras e materiais;
  • Selecionar equipamentos e insumos, visando o melhor resultado das análises finais para posterior liberação e emissão de laudos;
  • Desenvolver pesquisas técnico-científicas;
  • Atuar em bancos de sangue e de células troncos hematopoiéticas;
  • Operar e manusear equipamentos de diagnósticos por imagem e de radioterapia;
  • Participar na produção de vacinas, biofármacos e reagentes;
  • Executar reprodução assistida e circulação extracorpórea;
  • Prestar assessoria e consultoria técnico-científica;
  • Participar de ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde:
  • Trabalhar seguindo normas e procedimentos de boas práticas específicas de sua área de atuação.

Como destacar uma clínica de estética no mercado de trabalho

Saber como colocar a sua clínica de estética em evidência é algo que todo profissional deseja. É possível fazer isso com as técnicas certas de atendimento, tudo para que você alcance o sucesso e seja reconhecido como referência no seu campo de atuação.

Para ter a visibilidade necessária, você deverá seguir algumas dicas, tais como:

  • Redes sociais – o Instagram é uma ótima ferramenta para divulgar seu trabalho. Através dele, você pode atrair diversas pessoas e fidelizar um público. A criação de conteúdo é de extrema importância para a fidelização.
  • Feedback – ouça seus pacientes, crie um formulário de perguntas e repostas, para cada cliente dar a sua opinião após o atendimento.
  • Criação de site – ao criar um site para a sua clínica, você está criando uma oportunidade de aumentar seus clientes. Pois hoje em dia, a busca por locais no Google aumenta e facilita o engajamento do público e a procura por determinados serviços.

Áreas da Biomedicina

Da área das Ciências Biológicas, a Biomedicina é o campo de estudo entre a medicina e a biologia. Nesse segmento, são desenvolvidas várias pesquisas das doenças humanas e é a partir dessas pesquisas que são compreendidas as causas e efeitos, desenvolvidos e aprimorados diagnósticos e tratamentos.

De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina, o profissional biomédico pode atuar nas respectivas áreas:

Análises Clínicas

Quem escolhe esta carreira vai se deparar com funções como a realização de exames de análises clínicas, a execução de processamentos de sangue, assim como, suas sorologias e exames pré e pós-transfusões. Também é tarefa desse profissional a responsabilidade técnica sobre os respectivos laudos.

Análises Bromatológicas

Neste campo são feitas análises a fim de aferir a qualidade de alimentos, assim como todas as atividades de responsabilidade técnica bromatológica referente a produtos alimentares. A elaboração de relatórios e assinatura de laudos também faz parte das atividades do biomédico.

Análises Ambientais

Nesse campo de atuação, o biomédico desenvolve seu trabalho realizando análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente, tratamento de água e efluentes. Também é de sua alçada a elaboração de perícias, assinatura de laudos, assessorias e elaborações de relatórios técnicos.

Biologia Molecular

Entre as atividades desta função está a coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos. A biologia molecular tem foco específico no estudo da estrutura e funções do material genético e investiga as interações entre sistemas de células, inclusive a relação entre síntese proteica, RNA e DNA.

Genética

O campo da genética é bem amplo para o biomédico. Ele pode participar de pesquisas em todas as áreas, coordenando ou atuando como membro do time de pesquisadores.

Entre suas diversas funções está a de realizar exames de citogenética humana molecular e suas respectivas culturas, preparação citológica e análises. Pode também emitir pareceres e laudos e transmitir os resultados de exames a outros profissionais, assim como aos pacientes — nesses casos como consultor e aconselhador genético, respectivamente.

Reprodução Humana

Neste campo o biomédico pode atuar:

  • Em banco de sêmen.
  • Em identificação e classificação oocitária; criopreservação seminal; classificação e biópsia embrionária.
  • Com a manipulação de gametas (espermatozoides e oócitos) e pré-embriões.

Citologia Oncótica

Nesta área, o profissional atua realizando, entre outras atividades, a análise de materiais celulares e de tecidos por meio de técnicas de imunocitoquímica, imunohistoquímica ou biologia molecular e elaborando os respectivos laudos.

O biomédico pode, nessa área, ocupar cargos de coordenação em programas de controle de qualidade (interno e externo) ou programas de prevenção e diagnóstico citológico, em serviços privados e públicos em nível nacional.

Banco de Sangue

Neste segmento, o biomédico exercerá funções de:

  • Execução e processamento de sangue e suas sorologias
  • Realização de exames pré e pós-transfusionais
  • Manuseio de equipamentos de autotransfusão
  • Qualquer outra atividade inerente ao campo, menos o ato transfusional

O profissional de Biomedicina pode assumir chefias técnicas e direção de unidades de transfusão, bancos de células para transplantes de medula, de células-tronco, de órgãos e de células de cordão umbilical.

Acupuntura

A acupuntura tradicional e moderna pode ser feita por um biomédico. Esse profissional pode realizar e aplicar qualquer diagnóstico de característica energética, assim como realizar a aplicação de procedimentos técnicos para promover o equilíbrio energético-orgânico.

Imagenologia

Neste setor o trabalho do biomédico é com tomografia computadorizada, medicina nuclear, radioterapia, ressonância magnética, radiologia médica e ultrassonografia, sem a interpretação de laudos.

Sua função é basicamente:

  • Operar equipamentos
  • Desenvolver novas técnicas
  • Desenvolver protocolos de examinação
  • Coordenar grupos de colaboradores e contingente dos setores

Microbiologia dos alimentos

O setor da alimentação também abre um leque de opções para o biomédico atuar com análises microbiológicas: indústria alimentícia, cozinhas industriais e restaurantes são exemplos de locais em que o profissional coleta materiais e identifica microorganismos patogênicos que contaminam alimentos mal conservados ou processados.

As expectativas para a profissão

Hoje, o mercado de trabalho procura por biomédicos que estejam capacitados para atuar nos mais diversos campos da formação profissional, inclusive valorizando as patentes mais altas do desenvolvimento acadêmico como o mestrado e o doutorado. As especializações e instituições de ensino estão em busca de pessoas preparadas para lecionar na área da saúde, além de cursos livres de extensão.

A Biomedicina é uma das áreas da Saúde mais promissoras. É uma profissão que se adapta bem ao futuro devido à variedade de áreas de atuação de um biomédico e da necessidade que a Medicina tem de obter respostas para o diagnóstico e tratamento de doenças.

Existem mais de 30 diferentes áreas de atuação para um biomédico reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Dentre elas, a que concentra mais profissionais é a de Análises Clínicas, mas quem se forma em Biomedicina, também pode trabalhar ainda com banco de sangue, diagnóstico por imagem, reprodução humana, genética, radiologia e muito mais.

Empregabilidade  

A área da saúde, naturalmente, costuma apresentar um alto índice de ofertas de emprego com bons salários. Com a Biomedicina não é diferente.

Um dos maiores sites de anúncios de emprego, a Catho, tem um registro de mais de 170 vagas para Biomédicos em apenas 5 meses, com salários de até 5 mil reais para graduados. Imagine para especialistas e concursados: o valor pode subir muito.

A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego.

O curso de Biomedicina no UniBrasil  

O curso de Biomedicina do UniBrasil Centro Universitário tem como principal objetivo, formar o profissional capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, sempre com base no rigor científico e intelectual.

Além disso, o curso oferece diversas aulas práticas e projetos prestados a comunidade externa. O UniBrasil marca presença em muitos eventos fora da instituição, onde os alunos tem a oportunidade de oferecer tratamentos de auriculoterapia, tratamento que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

Egressos de Biomedicina do UniBrasil possuem posições de destaque no mercado de trabalho, como por exemplo, a ex-aluna Kelly Golynski, formada em 2013 pelo UniBrasil, que iniciou uma residência fora do país na área de Anti-Aging (antienvelhecimento) e Medicina Estética pela American Society of Anatomy (ASA). O curso foi realizado na cidade de Boston, Estados Unidos, no setor de JBM em Harvard Medical School.

Graduação de Biomedicina

O curso de Biomedicina é focado em pesquisa, diagnóstico de excelência e ensino para desenvolver seu currículo. Afinal de contas, é nessas três áreas principais que se dará boa parte da atividade de um biomédico.

Envolvendo várias áreas do conhecimento, o curso de Biomedicina prepara acadêmico para atuar no mercado com o desafio de identificar as causas de doenças e desenvolver, por meio de pesquisas, curas e tratamentos para elas.

Enquanto o profissional da Medicina tem como principal atuação o contato direto com o paciente, o biomédico, por sua vez, atua na identificação e no estudo dos microrganismos que causam as doenças, buscando encontrar meios de tratá-las ou preveni-las.

O curso de Biomedicina tem um período de duração mais curto do que o curso de Medicina: em média, a graduação em Biomedicina dura apenas quatro anos.

O currículo do curso concentra, obviamente, muitas matérias relacionadas à biologia humana. Durante o curso, a grade curricular geralmente oferece matérias como fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial e metodologia científica, disciplinas imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos.

Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o acadêmico aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos.

Rotina de um Biomédico

Antes de tudo, para ser um bom profissional de Biomedicina, é importante que o acadêmico apresente uma característica comum no universo de pesquisas, a vontade de buscar novos conhecimentos. Afinal, ele é o grande combustível para percorrer um caminho de descobertas.

A rotina de um biomédico é de muita pesquisa, muita leitura e estudo. É muito comum que o profissional trabalhe em laboratórios e clínicas, mas pode também ir para as ruas se trabalhar na vigilância sanitária, por exemplo. O biomédico pode ter rotinas em laboratórios de análises clínicas, descobertas científicas, saúde pública, indústria alimentícia, biossegurança e muito mais.

Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Biomedicina? Acesse o link e fique por dentro.

Postado em BIOMEDICINA, BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, GRADUAÇÃO, UniBrasil e tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *