Coordenadores dos cursos de Direito e do PPGD do UniBrasil participam de seminário sobre a redemocratização brasileira

Allana Marques e Bruno Lorenzetto, coordenadores do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), respectivamente, participaram do evento, que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril no Hotel Pestana, em Curitiba.  

Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira foram temas abordados durante o seminário “A redemocratização brasileira, movimentos sociais e o Museu da Democracia”, organizado pelo Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra), com o patrocínio do Banco do Brasil e do UniBrasil. O evento teve três dias de duração e ocorreu no Hotel Pestana, em Curitiba.  

O UniBrasil participou tanto da concepção do evento como de sua realização. Os Professores Bruno Lorenzetto, Allana Marques Schrappe e Paulo Schier auxiliaram nas discussões internas a respeito da temática da democracia. Os pontos do seminário dialogam diretamente com a área de concentração do PPGD, que é Direitos Fundamentais e Democracia. 

O propósito geral do evento foi apresentar os temas estruturantes para a instalação do Museu da Democracia em Curitiba, um projeto idealizado pelo iDeclatra e articulado em parcerias com a Prefeitura de Curitiba, os Correios, a Itaipu Binacional, entre outros. A previsão é que, ainda neste ano, o Museu seja oficializado e possa ser aberto ao público.  

O coordenador do PPGD do UniBrasil, Professor Bruno Lorenzetto, participou da mesa “O que é democracia?” junto com o Professor Luis Felipe Miguel da Universidade de Brasília (UNB). E a coordenadora do curso de Direito, Professora Allana Marques Schrappe,  participou da mesa “Concepção democrática de um museu” ao lado da especialista Ana Cândida Moura. 

O Professor Bruno Lorenzetto comentou sobre a relevância do Museu da Democracia para a capital paranaense. “A importância do Museu da Democracia na cidade de Curitiba se deve ao fato de que a memória é fundamental para a constituição da identidade das pessoas, por isso, entende-se como importante a existência de um espaço para exposições, diálogos, intervenções e que manifestações contra o esquecimento possam ser materializadas e que as gerações futuras possam aprender a estimar a democracia.” 

Os três dias envolveram intervenções de suma importância que trataram de temáticas políticas, jurídicas, históricas e culturais. O evento foi muito produtivo e extremamente enriquecedor para a discussão da democracia no Brasil e sobre a necessidade da preservação das nossas instituições democráticas. Para isso, faz-se necessário um espaço em que as pessoas possam, ao mesmo tempo, recordar a importância da sua cidadania, mas, igualmente, compreender que a democracia envolve um processo contínuo de aperfeiçoamento das instituições. 

Postado em BLOG PÁGINA DESTAQUE, DIREITO, DOUTORADO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário