Curso de Direito e Psicologia e Academia UniBrasil convidam para Aula Magna em 15 de agosto

Texto por Professora Wanda Camargo. 

O professor Agostinho Ramalho Marques Neto irá proferir a Aula Magna dos Cursos de Direito e Psicologia do UniBrasil com o tema “Direito e Psicanálise: uma interlocução”, em 15 de agosto, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève. Ele é psicanalista, mestre em Direito e também Notório Saber pela UFPA, professor nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política em cursos de graduação e pós graduação em todo o Brasil.

Muitos textos relatam que Freud se expressou frequentemente como um jurista, e é preciso lembrar que ele renunciou, em sua juventude, a uma carreira jurídica e algumas ambições políticas, o que mostra que estas duas disciplinas sempre caminharam lado-a-lado.

As noções de conflito (Konflikt), defesa (Abwehr), juízo de condenação (Verurteilung ou Urteilsverwerfung), e a necessidade de punição, tem nas duas o mesmo significado.

O Superego freudiano é encarregado das tarefas de legislador, de juiz de segunda instância, e talvez até de Corte suprema.

A oposição entre sujeito e objeto, subjetividade e objetividade, distanciou a Psicanálise e o Direito, como se fossem territórios reservados e o cruzamento de fronteiras uma ameaça e infidelidade científica; mas desejo e curiosidade não são transgressões às leis de cada uma dessas áreas do saber. Entre ambas temos semelhanças e diferenças, encontros e desencontros a respeito da verdade, da natureza, do valor do conhecimento, incluindo os obstáculos para atingi-lo; a psicanálise nos aponta estes obstáculos, os sintomas e atos falhos, como dito por Freud, produtos do conflito entre afeto e pensamento, entre desejo e repressão, entre consciente e inconsciente.

Em comum entre ambas, a necessidade do entendimento do conflito. No Direito uma pretensão resistida, barulho que deve ser silenciado; na Psicanálise uma atenção ao conflito, a busca de suas razões para que se transforme em harmonia.

Todos nós passamos por vivências afetivas comuns, universais, e o sujeito de Direito e o sujeito do Desejo buscam a verdade das relações; vamos aprender mais sobre isso com o professor Agostinho, pois estas ciências privilegiam o discurso, a palavra, seus usos e interpretações, e os profissionais que as realizam são profissionais da escuta.

 

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, COMUNIDADE, DIREITO, ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário