Cursos de Engenharia Mecânica e de Produção visitam a Embrapa Florestas

Na última sexta-feira (04), os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção visitaram a Embrapa Florestas, empresa de pesquisa agropecuária. Os alunos foram recebidos pelos pesquisadores, Natália Vieira, Luis Claudio Froufe e Guilherme Schühli, que apresentaram projetos da Embrapa Florestas. A visita foi intermediada pela pesquisadora da Embrapa e também professora das disciplinas de Engenharia Ambiental e Sustentabilidade do UniBrasil, professora Cristhiane Anete Neiverth.

Durante a visita os estudantes puderam conhecer os Sistemas Agroflorestais (SAFs), consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza as limitações do terreno, reduz o risco de degradação inerente à atividade agrícola e otimiza a produtividade. A utilização de árvores é fundamental na recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na visita aos meliponários, ou criadores de abelhas sem ferrão, os estudantes conheceram as necessidades do desenvolvimento de colmeias comerciais para a distribuição entre pequenos agricultores. Um dos desafios do grupo de pesquisa da Embrapa está no desenvolvimento de uma estrutura física para a colmeia que resista às intempéries das estações do ano e que possa ser cultivada por pequenos produtores. As pesquisas nesta área são poucas e os estudos experimentais são os mais comuns. Na oportunidade, os alunos de engenharia propuseram estudos teóricos e simulações térmicas, envolvendo diferentes materiais no projeto das colmeias.

 

A atividade finalizou com a visita às pesquisas na produção do húmus de minhoca em pequena escala e na visita à biblioteca da Embrapa Floresta, dedicada principalmente à pesquisa florestal. Para o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, professor Fabio Schneider, a visita ampliou o horizonte de entendimento do papel do engenheiro na sociedade atual no que diz respeito as técnicas de produção de recursos agroflorestais sustentáveis. “Com esta visita, os alunos puderam compreender mais esta interface entre as engenharias e o ambiente, e sua relação com a produção sustentável de alimentos, tão necessária e importante nos dias atuais. A atividade está alinhada com a proposta dos cursos em oferecer aos nossos alunos uma formação completa, e atuar futuramente no benefício amplo da sociedade”, comenta o professor.

Postado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *