Enem 2018 – você está preparado?

O fim do ano está chegando e, com ele, mais uma prova do Enem. No mês de novembro, milhares de alunos terminam o ensino médio e farão o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem.

Esta é, para muitos, a chance de ingressar em faculdades públicas ou privadas para cursar o tão desejado ensino superior.

Mas e você? Está preparado para a prova?

Se não, ainda há tempo e nós do UniBrasil vamos dar algumas dicas de como se preparar nesta reta final.

Organizando o plano de estudos

Antes de mais nada, é preciso que esteja claro o seu cronograma de estudo. Dê prioridade para as matérias que você ainda sente dificuldades, e defina aquelas que você tem maior facilidade de compreensão.
Em seguida, o foco é nas matérias que possuem um peso maior na prova.
As matérias que possuem uma carga maior de cobrança no exame são Matemática e Português. Logo em seguida, ficam as matérias de Física,
Química, Biologia, História e Geografia.
Por fim, a carga horária de estudos de Filosofia e Sociologia deve ser metade das demais disciplinas de ciências humanas, afinal, elas possuem um peso menor no valor classificatório do aluno.

Cronograma diário

Depois de definidas as matérias de maior dificuldade, e as de maior peso para seu curso, é hora de estipular um programa diário ou semanal entre as matérias que serão estudadas.
Aqui, é importante que haja equilíbrio.

Se você não se considera forte em ciências da natureza, um dia de estudos só de biologia, química e física não vai render tanto; é preciso intercalar matérias de acordo com o seu nível de dificuldade, para evitar desgastes no seu plano.
Da mesma forma, mesmo que você considere que Português seja a sua melhor disciplina, excluir ela definitivamente do seu plano de estudos não seria uma boa decisão.
Mesmo em matérias e temas que você possua domínio, é importante manter os estudos em dia!

É necessário estudar todos os dias?

O descanso também é um ponto importante na preparação do Enem. É claro que, se você está numa rotina de estudos intensivo até a prova, é natural que estude todos os dias até lá.
Mas é preciso deixar claro: é na hora do descanso que tudo o que você estudou será assimilado pelo seu cérebro.
Não deixe de dormir regularmente todos os dias e, mais importante, reserve o sábado ou o domingo para um tempo em família ou com os amigos. Assim, a pressão e o estresse que acompanham o candidato até o momento da prova será menor.

Confira outras dicas que ajudarão em seu plano de estudo:

Foco no Enem:​ embora exija o conteúdo do programa do ensino médio brasileiro, o Enem privilegia alguns temas mais do que outros, por isso, o material didático mais eficaz deve refletir esse enfoque.
Material​: procure obter a coleção completa do material didático, para não correr o risco de perder algum conteúdo, caso você escolha livros de fontes diferentes.
Autoconhecimento:​ observe os horários do dia em que você estuda com mais concentração e rende mais. Com base nisso, defina da melhor maneira o seu cronograma.

Você sabia que pode cursar uma faculdade privada com a nota do Enem?

Muitos alunos e pessoas que estão se preparando para fazer a prova do Enem desconhecem que é possível, sim, utilizar a sua nota para entrar em uma faculdade particular.
Existem duas formas principais de conseguir o acesso à faculdade usando a nota do Enem, são elas o ProUni e o ingresso direto.
Nos dois casos, não é necessário fazer o vestibular tradicional. Basta apresentar o desempenho no Exame. No entanto, a forma de fazer isso varia de acordo com cada instituição.

Saiba como entrar no UniBrasil com o Enem

No UniBrasil, os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem ingressar entregando a documentação necessária na Central de Atendimento ao Acadêmico (CAA).
O UniBrasil oferece 24 cursos de graduação, distribuídos em seis áreas de conhecimento: Escola de Comunicação, Arquitetura e Design, Escola de Direito, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Engenharias, Escola de Negócios e Escola de Saúde.
A inscrição deve ser realizada no CAA, no térreo do Bloco 1, tendo em mãos os seguintes documentos: cópia da cédula ou carteira de identidade (frente e verso); cópia do documento de cadastro de pessoa física (CPF); boletim do resultado do ENEM.

Para saber mais sobre os procedimentos que o UniBrasil exige para o ProUni, acesse aqui.
Caso prefira o ingresso direto pela nota do Enem, clique aqui.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *