Engenharia Mecânica: saiba o diferencial das melhores faculdades

Se você está acessando este artigo, é porque já passou por uma das fases mais difíceis do vestibular: decidir qual curso fazer.

Agora que você já optou pela Engenharia Mecânica como o curso da sua vida, precisa tomar uma outra decisão importante: escolher a faculdade que vai fazer diferença no seu currículo.

Como saber se o curso de Engenharia Mecânica oferecido é bom ou não? O que uma faculdade de Engenharia Mecânica precisa ter para ser a melhor? Quais laboratórios são indispensáveis e quais atividades extracurriculares precisam ser feitas?

Para ajudar você nessa escolha, preparamos esse guia completo. Aqui você vai encontrar tudo o que um curso de Engenharia Mecânica de qualidade precisa ter.

Confira!

O que as melhores faculdades de Engenharia Mecânica têm em comum?

Desde o currículo, passando pelos métodos de ensino, até a estrutura da instituição: tudo precisa ser avaliado por você para tomar a melhor decisão.

Separamos os principais tópicos que você deve ficar atento e que estão presentes em todos os cursos de Engenharia Mecânica de qualidade.

– Currículo atualizado com o mercado de trabalho
As áreas das Engenharias estão em constante movimentação. Diariamente novas técnicas e descobertas são feitas e aplicadas na prática da profissão. É de extrema importância que o currículo da faculdade acompanhe essa evolução para oferecer o ensino mais atualizado.

– Prática
As aulas práticas devem começar desde cedo na Engenharia Mecânica. Seus conteúdos complexos e de ampla utilização precisam ser trabalhados para que o estudante consiga fixá-los melhor e sair apto para o mercado. Quanto mais o estudante estiver familiarizado com as ferramentas, máquinas e processos, melhor será o seu desempenho em sua profissão futura.

– Infraestrutura adequada
Para que a prática seja possível, é preciso ter uma infraestrutura que possibilite esses momentos com qualidade. Laboratórios, por exemplo, são essenciais. E quanto mais, melhor! Isso mostra que a faculdade tem equipamentos específicos para cada área do conhecimento que precisa ser aprofundada dentro da Engenharia Mecânica.

– Professores pesquisadores ou atuantes no mercado de trabalho
Lembra que falamos da constante evolução das Engenharias? Se os professores da faculdade forem profissionais ativos ou pesquisadores nas suas áreas de atuação, os conteúdos ministrados em sala de aula serão frescos, atualizados e de acordo com o que o mercado de trabalho atual está pedindo. Receita essencial para uma formação de qualidade!

– Parcerias com grandes empresas
Seja para proporcionar estágios ou pesquisas, uma faculdade de qualidade de Engenharia Mecânica deve estar em contato com as grandes empresas do ramo. Essa é mais uma garantia de que o currículo da instituição é adequado ao mercado e que você está fazendo a escolha certa.

Quais são os laboratórios essenciais para Engenharia Mecânica?

Laboratório é sinônimo de prática. E você já sabe: a prática leva à formação!

Durante o curso de Engenharia Mecânica, é muito importante que o aluno tenha acesso aos diversos materiais, experimentos e testes que, futuramente, estarão sob sua responsabilidade.

Assim o estudante já sai preparado para o mercado de trabalho, sabendo operar máquinas, realizar experimentos e aplicar testes com tranquilidade, além de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, fixando ainda mais o conteúdo.

Veja quais são os laboratórios que não podem faltar no seu curso de Engenharia Mecânica:

– Laboratório de Física e de Química: para que o aluno possa aplicar, experimentar e vivenciar os conceitos aprendidos em sala de aula dentro dessas áreas.

– Laboratório de Materiais e Metalografia: aqui o estudante irá analisar as microestruturas dos materiais, conhecendo-os profundamente e compreendendo suas utilizações na Engenharia Mecânica.

– Laboratório de Metrologia: dedicado à ciência da medição, auxilia nos estudos teóricos e experimentais das incertezas de medição na Engenharia Mecânica.

– Laboratório de Processos de Fabricação: focado no estudo e compreensão da produção e fabricação de máquinas e materiais que são utilizados na Engenharia Mecânica.

– Laboratório de Máquinas Térmicas: onde o estudante poderá realizar ensaios e testes sobre termodinâmica, mecânica dos fluidos, biocombustíveis, entre vários outros. O estudante entrará em contato com diferentes motores, compreendendo suas características e usabilidade.

– Laboratório de Máquinas de Fluxo: especialmente dedicado à análise e demonstração dos fenômenos envolvendo os sistemas de fluxo, que podem ser utilizados em sistemas de bombeamento, compressores, turbinas a gás na propulsão de modernas aeronaves, entre outras aplicações.

Atividades extracurriculares importantes para a Engenharia Mecânica

O ambiente acadêmico é onde o aluno deve respirar e experimentar tudo o que a sua futura profissão tem para oferecer. Ao escolher uma faculdade de Engenharia Mecânica, observe se existem atividades extracurriculares, que vão além da sala de aula, oferecendo mais conteúdo para os alunos.

Atividades extracurriculares que uma faculdade de Engenharia Mecânica deve oferecer:

– Cursos: devem abranger desde temas amplos, como a utilização do AutoCad (ferramenta essencial nas engenharias), até temas específicos dentro da Mecânica. São nesses cursos que o estudante melhora seu desempenho em sala de aula, além de experimentar as várias áreas da sua profissão.

– Palestras: esses momentos são boas oportunidades para ouvir aqueles que já estão no mercado de trabalho. O aluno aprende mais sobre sua área, coletando novas informações de diferentes pontos de vista, não somente dos seus professores.

– Pesquisas: testar e aplicar o conhecimento é uma ótima forma de aprender o conteúdo. As faculdades que oferecem pesquisas dentro da Engenharia Mecânica mostram que valorizam a vivência do estudante, o capacitando ainda mais.

– Evento de Iniciação Científica: momento importantíssimo de troca entre os acadêmicos que realizam pesquisas dentro e fora da faculdade. É aqui que as experiências e ideias são divulgadas e onde os alunos se sentem à vontade para contribuir e tirar suas dúvidas sobre as áreas estudadas dentro da Engenharia Mecânica.

Pesquisa e Extensão em Engenharia Mecânica

Você sabe o que é Pesquisa e Extensão? E porque é fundamental você observar se o seu curso de Engenharia Mecânica as oferece? Bom, então vamos descobrir!

Toda universidade precisa se basear em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Veja o que cada um deles abrange:

Ensino: o que acontece em sala de aula. É a transmissão dos conteúdos e conhecimentos através de práticas e outras formas didáticas que o professor realiza com seus alunos.

Pesquisa: quando os conhecimentos adquiridos na etapa do ensino são utilizados para aplicar e/ou desenvolver novos conceitos.

Extensão: o momento em que os conhecimentos adquiridos no ensino e na pesquisa são aplicados nas comunidades próximas à faculdade.

Viu só? E dentro da Engenharia Mecânica, esses pilares são essenciais!

Estar envolvido por um ambiente que estuda, pesquisa e produz conteúdos de sua futura área de atuação é garantia de uma excelente formação. Isso porque você poderá, além de absorver os conteúdos, testá-los e aplicá-los em programas que são incentivados e promovidos dentro de seu próprio curso!

Como já comentamos, as descobertas dentro das engenharias acontecem constantemente. O quão legal seria você participar desse momento? Universidades são o berço dos avanços científicos e tecnológicos em várias áreas. Com a Pesquisa e Extensão, você poderá testar suas habilidades e ideias e, quem sabe, promover uma mudança em sua futura profissão!

Conheça o curso de Engenharia Mecânica do UniBrasil

Sabe tudo o que foi listado até aqui? O UniBrasil tem tudo isso e muito mais!

O curso oferecido pelo UniBrasil possibilita ao acadêmico experienciar todas as vertentes da Engenharia Mecânica. Sua grade curricular foi estruturada para ser generalista. Desta forma, o acadêmico tem acesso a um amplo leque de opções para aplicar o conhecimento adquirido.

O curso do UniBrasil acredita muito na importância da vivência, da experiência. Por isso, os estudantes de Engenharia Mecânica possuem aulas práticas desde o primeiro período.

Claro que toda a prática é pautada em conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Assim, o estudante sai capacitado para colocar a mão na massa, conceber, planejar e comandar projetos de novas máquinas, equipamentos e produtos da área da Mecânica.

Lembra dos laboratórios essenciais para Engenharia Mecânica?

O UniBrasil possui todos e com equipamentos de ponta para você ter a melhor experiência acadêmica possível. Além disso, conta ainda com o Laboratório do GPEM (Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica) que realiza pesquisas na área de:

  • Biocombustíveis
  • Ciências Térmicas
  • Escoamentos Multifásicos
  • Modelagem e Simulação de Sistemas Mecânicos.

As pesquisas realizadas neste laboratório são em parceria com o NUEM/UTFPR na área de petróleo e gás em projetos de escoamentos bifásicos ar/água.

Os professores do UniBrasil são atuantes no mercado de trabalho e na pesquisa em diversas áreas da Engenharia Mecânica. Essa vivência faz com que seja abordado em sala de aula somente o que há de mais moderno e atualizado com as necessidades profissionais que serão exigidas de você no futuro!

E agora? Sente-se seguro para decidir qual faculdade de Engenharia Mecânica é a melhor para você?

Se você chegou até aqui, com certeza está mais capacitado para tomar a decisão e escolher a faculdade que vai fazer diferença no seu futuro.

Na verdade, sua procura já acabou!

O curso de Engenharia Mecânica do UniBrasil oferece um ensino de qualidade para que você se torne um profissional extremamente requisitado pelo mercado de trabalho.

Futuro engenheiro, não perca a oportunidade de colocar excelência em seu currículo!

Fique de olho em nossos sites e redes sociais. Lá postamos sempre todas as informações sobre datas e como participar do próximo processo seletivo.

Saiba mais sobre bolsas e outros benefícios clicando aqui.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *