O segundo dia de encontro trouxe como proposta a reflexão sobre como explorar o campus da instituição, para as práticas metodológicas de sala de aula; e a apresentação de atividades exitosas de cada colegiado
Na manhã de terça-feira (20), a Jornada Acadêmica, intitulada de “Entre outras mil, UniBrasil”, edição de 2024, contou com uma programação extremamente proveitosa para os docentes, contemplando como principal temática: ‘Universo UniBrasil’.
Esta proposta consiste em apresentar o campus em sua totalidade, com os 150 mil m², cinco auditórios (comportando, no total, 1300 pessoas), um acervo com mais de 100 mil exemplares e laboratórios à disposição de todas as escolas da instituição para as práticas metodológicas. Isso porque, pretende-se gerar um impacto na formação do estudante, no qual possa ressignificar o conhecimento aprendido com o docente.
O início da palestra foi comandado pelos palestrantes: a professora Andrea Veiga, coordenadora do curso de Pedagogia; e Rafael Menegon, ambos à frente da atual gestão do departamento de Infraestrutura. Ele é responsável por desenvolver a parte prática e estratégica do setor; ela, em contrapartida, cabe atender as demandas da comunidade acadêmica, visto que entende a realidade da sala de aula.
Durante a apresentação, Rafael reforçou o valor da equipe que trabalha em conjunto na infraestrutura, sendo atribuído a cada colaborador (a) diferentes funções, tais como: zeladoria, copeira, inspetoria, segurança e manutenção. Além disso, o setor é constituído por pessoas que, como o próprio coordenador define, são “os braços do departamento”. Dentre eles, destacam-se: Luciana Vieira, Marcelo Degomar, Fabiano Gomes e Josmael Rodrigues.
Ele enfatiza que a diferença desta nova gestão é a presença constante da infraestrutura pela instituição. “A gente sempre está circulando pelo campus. Dentro do departamento de infraestrutura, o setor está com mais de 200 ações mensais de solicitações de consertos, reparos de pequeno, médio e grande porte”, explica.
A professora Andrea Veiga propôs uma reflexão durante a conversa: “de que forma o docente pode tirar o aluno de sala de aula para explorar o campus”. Claro, sempre, pensando em aliar a proposta do planejamento da disciplina e do conteúdo a novas experiências de aprendizado.
Ela recorda de uma prática exitosa que realizou com os acadêmicos de Pedagogia, na disciplina de Ética e Moral, sendo, na concepção da professora, um conteúdo maçante, se for ensinado no modo tradicional. Ou seja, dentro de sala de aula, com o quadro, giz e teoria.
À época, emprestou o laboratório de microscopia da Escola de Saúde, colocando uma gota de água no equipamento e levantou questionamentos que os alunos precisavam responder, que estivessem atrelados ao conteúdo.
“Quando eu faço essa rede de interdisciplinaridade, meu aluno agrega conhecimento”, afirma a pedagoga durante palestra.
Mesa redonda discute práticas exitosas em sala de aula
Para dar início a mesa redonda, o professor Renan Diniz, mestre em Engenharia Civil, trouxe alguns projetos que foram desenvolvidos pelo colegiado tanto no UniBrasil, quanto pelas coligadas (UGV, Campo Real e Uniguaçu), que poderiam servir de inspiração para as demais escolas da instituição.
O Simulado Preparatório de Carreiras tem por intuito, segundo explica o docente, preparar os alunos para a prova do ENADE. Isso porque, é um exame que os estudantes não estão familiarizados e gera um imenso estresse emocional no dia que a prova é aplicada.
“Como professor responsável pela preparação dos alunos para a prova do ENADE, tenho que admitir que passei muito nervoso. Porque os alunos não estão adequadamente posicionados para realizar este tipo de atividade”, reflete.
O professor argumenta que, esta prova anual, trouxe um benefício fundamental ao curso de Arquitetura e Urbanismo: o levantamento de dados que aponte as áreas que os alunos têm mais dificuldades. Desta forma, o colegiado poderá realizar uma série de preparações que o deixe mais confiante.
O questionamento que ele levantou para a plateia foi: “será que não seria interessante tornar uma prática institucional, centralizada e, não, individualizada?”. Já a outra prática inovadora, conhecida por “Desafio Integrador”, tem por objetivo o diálogo entre as disciplinas, no qual todos os cursos têm uma avaliação em comum.
Fotos por Gabrielle Cordovi | Marketing UniBrasil.
Você precisa fazer login para comentar.