Lançamento: livro sobre Educação em Direitos Humanos, tem Prof. Wanda Camargo como autora

Na próxima sexta-feira, 18/12, acontece o lançamento da Coleção Educação em Direitos Humanos: Narrativas e Linguagens no qual a professora Wanda Camargo, assessora da Presidência do UniBrasil e coordenadora de projetos culturais da instituição, é autora de um dos livros. A apresentação das obras ocorre dentro das atividades da 2ª Semana de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC – UFABC.

Mantendo o isolamento social por conta da pandemia, o evento acontece de forma remota através do canal do Youtube da UFABC (youtube.com/ufabcvideos), das 14h30 às 17h. A coleção será composta pelos títulos:

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FOTOGRAFIA & LITERATURA INFANTIL

Izabel Liviski, Paulo Henrique Camargo Batista, Simone Pedersen e Wanda Camargo

O livro foi escrito para professores da Educação Básica que desejem propor atividades que permeiam a Educação em Direitos Humanos, especialmente no campo da Literatura Infantil e da Fotografia, com uma introdução aos Direitos Humanos, de autoria da professora Wanda Camargo, do UniBrasil Centro Universitário.

A Literatura aproxima seus leitores de um modo estético e fantasioso de modos de dizer o mundo, ora real ora pura ficção, sendo uma linguagem que favorece a Educação em Direitos Humanos para a criança, tendo como suporte a Fotografia Artística, Foto-jornalística ou Documental.

Na Escola, aprender a olhar criticamente a intenção de quem fotografa em qualquer dessas modalidades permite revelar posicionamentos frente ao mundo nem sempre perceptíveis à primeira vista. O livro traz também atividades práticas – relacionadas com Direitos Humanos – para serem aplicadas no dia a dia escolar.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & SARAU

Marcela Evangelista, Renê Pataro da Silva, Súlzer Larissa Germano e Vanessa Fernandez

Este livro foi idealizado para os professores de Educação Básica e seus alunos a partir da temática do sarau, reafirmando que os direitos humanos devem compor o currículo escolar e que a arte é a melhor forma de expressão e também aceitação das identidades e diferenças, norteando os direitos humanos na escola.

Explora, com êxito, duas frentes de análise desse fenômeno cultural. Na primeira, traz uma rica seleção de poemas sobre grupos historicamente discriminados no Brasil. Na segunda, apresenta o sarau na dupla composição entre ser conceituado como uma manifestação artística e, ao mesmo tempo, como uma prática educativa de direitos humanos.

A partir do diálogo entre professores, busca soluções e alternativas para problemas de relacionamento e comportamento dos alunos.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS IMPRENSA, MÚSICA & ESPORTE

Maria Aparecida de Aquino, Juliana Coli e Marinês Mendes

Este livro foi idealizado para os professores de Educação Básica e seus alunos, discutindo na primeira parte, através da música e esporte, a Etnologia Urbana, Pesquisa-Ação, Música, Arte-Educação e a prática do Taekwondo, reconhecendo que o prazer da música ligada ao esporte é uma necessidade humana básica e, além disso, um direito. A segunda parte apresenta as grandes questões que envolvem a Imprensa no Brasil e no mundo. Situando as origens da imprensa e as condições de seu surgimento, desenvolvimento e transformações, analisa veículos de comunicação ora vitimados e destruídos pelo regime militar brasileiro, ora ativamente engajados.

Os quadrinhos também serão focalizados por meio de personagens que caíram no gosto popular: alguns de Walt Disney e outros do brasileiro Mauricio de Sousa.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: JOGOS & LITERATURA

Antonio Salvador Coelho, Silvio Tadeu Corrêa dos Santos

Este livro foi escrito para professores da Educação Básica e outros educadores e educadoras que desejam oferecer conteúdos, diversos e divertidos, de ensino-aprendizagem de Educação em Direitos Humanos por meio da literatura e dos jogos.

Apresenta jogos, para os aventureiros e uma história lúdica, um conto de literatura, para os sonhadores. Traz, em metáforas, as práticas dos jogos, retratando uma sociedade desigual, e observando perfis diversos dos sujeitos que participam do jogo da vida.

Na parte de literatura, o foco são crianças que, de forma lúdica e inteligente, aprendem e trocam aprendizados sobre direitos humanos.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: MÚSICA & LITERATURA NEGRA-BRASILEIRA

Ana Lúcia Gasparoto, Kiusam de Oliveira, Lielson Zeni e Marcia Carneiro

Este livro foi idealizado para professores de Educação Básica e seus alunos. Dividido em três partes, nas duas primeiras propõe o contato com a Música, especialmente as canções, para serem ouvidas, apreciadas, cantadas e discutidas em diversos espaços educativos.

Na parte I são apresentadas, com ênfase no lúdico, situações musicadas tomando por base a Declaração Universal dos Direitos das Crianças.

Já na parte II discutem-se aspectos históricos e regionais sobre a Música, além de novas interpretações de letras sob a perspectiva dos direitos humanos.

Na parte III, a análise caminha em direção a outra linguagem, a chamada literatura negra-brasileira do encantamento, propondo discutir a relação entre infância e racismo.

  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & NARRATIVAS BIOGRÁFICAS

Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Ricardo Santhiago

Este livro foi idealizado para professores de Educação Básica e seus alunos. Dividido em quatro partes, na primeira apresenta um histórico da Educação em Direitos Humanos.

Na segunda, explora as narrativas biográficas. Na terceira parte, traz diferentes modos de narrativas biográficas, como autobiografias, biografias, diários, blogs, cartas, memórias, história oral e testemunhos. Finaliza, na quarta parte, com uma proposição didática como ferramenta para a elaboração de aulas.

A obra mostra como diferentes textos podem contribuir para pensar as subjetividades e coletividades humanas, assim como as denúncias de violação e o apelo ao olhar atento sobre a vida.

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