Palestrante constrói a ‘árvore da vida’ com a definição de Utopia de cada acadêmico de Pedagogia

Palestra de socióloga resgata a definição de Utopia no decorrer da história.

“Qual é a sua Utopia?”. Este questionamento norteou todo o trabalho desenvolvido durante a oficina da socióloga Mariléa Iantas, palestrante convidada a participar da Semana Acadêmica de Pedagogia, do UniBrasil, na terça-feira (23) à noite.

A sala 74, do Bloco 04, tornou-se um ambiente acolhedor aos que transitavam pelos corredores e aos acadêmicos, os que definitivamente desfrutaram de uma palestra memorável. Isso porque, se apropriaram de novas metodologias para inserir no planejamento, tais como: varal do ócio, no qual as pessoas escrevem os anseios mais íntimos que desejam materializar; painel de palavras alegres e felizes, listando adjetivos que exaltem o que há de melhor no mundo; construir a definição das palavras anteriores e compará-las com as do dicionário.

Antes de colocar a mão na massa, os acadêmicos de Pedagogia, com o auxílio da docente (que dedicou 34 anos à educação), tiveram que recorrer a duas áreas do conhecimento: a História e a Sociologia. Os dois campos são fundamentais para entender o conceito de Utopia, nas visões dos pensadores: Thomas Morus (1478-1535), na obra “A Utopia”; Domenico De Masi (1938-), sociólogo italiano famoso na definição de “Ócio Criativo”; Leonardo Boff (1938-), teólogo alemão, por meio da obra “A Águia e a Galinha”, dentre outros. 

A proposta da palestrante era resgatar em cada estudante o seu propósito de vida, os sonhos engavetados, as atividades deixadas de lado por conta das responsabilidades diárias. Dentre as respostas, os participantes surpreenderam, colocando, simbolicamente, nos girassóis a Utopia que estava no seu mais íntimo.

Confira abaixo o que cada aluno colocou na Árvore da Vida:  

-> “Na minha Utopia, somos jovens a vida inteira”; 

-> “Minha Utopia é que todas as crianças com deficiência tenham um profissional de apoio”;

-> “Um país antirracista, em que a opressão estrutural não exista”;
-> “Minha Utopia é conquistar minha casa própria, me formar, ser chamada para concurso e fazer minha família feliz”;
-> “Inclusão, respeito e empatia para todos”.

Os interessados em se debruçar na Utopia, podem emprestar o livro “O País de Sossego”, na Biblioteca do UniBrasil, doado pela autora Mariléa Iantas aos acadêmicos do curso de Pedagogia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Postado em BLOG, COMUNIDADE, ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário