Palestrante constrói a ‘árvore da vida’ com a definição de Utopia de cada acadêmico de Pedagogia

Palestra de socióloga resgata a definição de Utopia no decorrer da história.

“Qual é a sua Utopia?”. Este questionamento norteou todo o trabalho desenvolvido durante a oficina da socióloga Mariléa Iantas, palestrante convidada a participar da Semana Acadêmica de Pedagogia, do UniBrasil, na terça-feira (23) à noite.

A sala 74, do Bloco 04, tornou-se um ambiente acolhedor aos que transitavam pelos corredores e aos acadêmicos, os que definitivamente desfrutaram de uma palestra memorável. Isso porque, se apropriaram de novas metodologias para inserir no planejamento, tais como: varal do ócio, no qual as pessoas escrevem os anseios mais íntimos que desejam materializar; painel de palavras alegres e felizes, listando adjetivos que exaltem o que há de melhor no mundo; construir a definição das palavras anteriores e compará-las com as do dicionário.

Antes de colocar a mão na massa, os acadêmicos de Pedagogia, com o auxílio da docente (que dedicou 34 anos à educação), tiveram que recorrer a duas áreas do conhecimento: a História e a Sociologia. Os dois campos são fundamentais para entender o conceito de Utopia, nas visões dos pensadores: Thomas Morus (1478-1535), na obra “A Utopia”; Domenico De Masi (1938-), sociólogo italiano famoso na definição de “Ócio Criativo”; Leonardo Boff (1938-), teólogo alemão, por meio da obra “A Águia e a Galinha”, dentre outros. 

A proposta da palestrante era resgatar em cada estudante o seu propósito de vida, os sonhos engavetados, as atividades deixadas de lado por conta das responsabilidades diárias. Dentre as respostas, os participantes surpreenderam, colocando, simbolicamente, nos girassóis a Utopia que estava no seu mais íntimo.

Confira abaixo o que cada aluno colocou na Árvore da Vida:  

-> “Na minha Utopia, somos jovens a vida inteira”; 

-> “Minha Utopia é que todas as crianças com deficiência tenham um profissional de apoio”;

-> “Um país antirracista, em que a opressão estrutural não exista”;
-> “Minha Utopia é conquistar minha casa própria, me formar, ser chamada para concurso e fazer minha família feliz”;
-> “Inclusão, respeito e empatia para todos”.

Os interessados em se debruçar na Utopia, podem emprestar o livro “O País de Sossego”, na Biblioteca do UniBrasil, doado pela autora Mariléa Iantas aos acadêmicos do curso de Pedagogia.

 

 

Postado em BLOG, COMUNIDADE, ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário