Por que ir além da Enfermagem por amor?

Mais do que amor pela profissão, são necessários outros requisitos para se tornar um enfermeiro de sucesso. As pessoas que escolhem a enfermagem devem estar cientes que terão que atender pacientes que precisam de atenção e cuidado.

Por isso, vamos começar o conteúdo de hoje falando sobre o perfil profissional do enfermeiro, que necessita além de amor pela enfermagem, precisa de amor pelas pessoas.

5 características do profissional de Enfermagem

O enfermeiro é responsável pelo cuidado com os pacientes. Ele auxilia os médicos durante alguns procedimentos e, muitas vezes, é quem realiza o primeiro atendimento em casos de acidentes ou crises. Além de gostar de cuidar de pessoas, algumas características são fundamentais:

  • Paciência

O profissional de enfermagem precisa ter paciência. Muitas vezes, o paciente pode chamar várias vezes ou sujar o que acabou de ser limpo e o enfermeiro não pode se estressar por isso.

  • Atenção

O enfermeiro precisa ser atencioso, estar sempre observando os pacientes e pronto para atendê-los caso algo esteja errado.

  • Proatividade

Em caso de emergências, o enfermeiro é responsável pelo primeiro atendimento. Precisa estar atento aos imprevistos que podem ocorrer e deve estar preparado para atender essas situações. Ele deve socorrer o paciente até que o médico esteja no local.

  • Flexibilidade de horários

O enfermeiro não tem um horário certo de trabalho como as demais profissões. Às vezes é necessário fazer plantões, rodízios em hospitais, trabalhar domingos e feriados. Por isso, é necessária uma certa flexibilidade de tempo.

  • Equilíbrio Emocional

Essa é uma característica necessária, pois em um ambiente hospitalar não se pode deixar abalar pelas condições dos pacientes. Perder uma pessoa, por exemplo, é uma situação triste, mas corriqueira nesses trabalhos.

Mas o que faz um enfermeiro?

Antes de falar sobre o dia a dia na enfermagem, é necessário lembrar que existem três categorias nessa profissão. Diferenciando o grau de formação e suas responsabilidades:

– Enfermeiro: é o profissional graduado em enfermagem, habilitado a realizar procedimentos complexos.

– Técnico em Enfermagem: como o nome já diz, profissional de nível técnico. Pode realizar procedimentos de média complexidade, com a supervisão de um enfermeiro.

– Auxiliar de Enfermagem: realiza cuidados básicos em pacientes sem risco ou casos complexos, deve ser supervisionado por um enfermeiro.

O enfermeiro em si, deve cuidar dos pacientes prestando assistência durante o tratamento. Deve auxiliar os médicos e supervisionar os técnicos e auxiliares de enfermagem.

As tarefas do enfermeiro variam de acordo com a área em que trabalha ou o grau de complexidade do paciente, ele pode tanto fazer um atendimento simples de rotina quanto auxiliar uma equipe em uma cirurgia.

– Enfermeiro hospitalar: além de supervisionar as equipes de enfermagem, as funções desse enfermeiro são a preparação de instrumentos e procedimentos como intubação e aspiração; preparação e realização de exame; atualização de prontuários.

– Enfermeiro de emergência: identificação da situação de cada paciente, determinando a ordem de prioridade; atendimento a quem precisa de urgência; se necessário, administra medicamentos.

– Enfermeiro no centro cirúrgico: cuidados com o paciente no pré e pós-operatório, como coleta de materiais para exames, controle da alimentação, higienização, medicação, observação dos sinais e sintomas atualizando o prontuário médico. Além disso, deve prestar assistência a equipe médica.

– Enfermeiro de atendimento domiciliar: todos os cuidados e procedimentos que faria no hospital, mas no ambiente domiciliar, explicando aos familiares a melhor forma de tratar o paciente. Essa é uma área que tem crescido muito.

Enfermagem por amor, mas pelo mercado de trabalho também

Os cursos da área de saúde têm sempre grande procura, consequentemente aumenta-se também a disputa no mercado de trabalho. A região Sudeste do Brasil é a que concentra um maior número de empregadores, mas também é a que tem mais profissionais da área, tornando o mercado bastante saturado. Já nas outras regiões do país há falta de profissionais de Enfermagem.

Existem diferentes áreas em expansão, como a de saúde da família. Os Programas do Governo Federal são uma grande opção, presentes no país inteiro, contam com no mínimo um enfermeiro por equipe.

As possibilidades no mercado de trabalho são várias. O enfermeiro pode atuar na área da saúde particular, com salários altos e concorrência também, ou na área da saúde pública, com aprovação em concursos públicos.

Não há um piso salarial único no país para enfermeiros. No Paraná, foi definido pelo Conselho Regional de Enfermagem em Plenária o Piso Ético de enfermagem, sendo para Enfermeiro R$4.050,00. Há também a possibilidade de se especializar em alguma área específica e ganhar ainda mais.

Confira Especialidades da Enfermagem mais bem pagas

– Enfermeiro de UTI: o salário do profissional especializado nessa área pode chegar até 7 mil reais.

– Enfermeiro obstetra: pode ganhar mais de 6 mil reais, além de ser uma área bastante requisitada.

– Enfermeiro especializado em Cardiologia: pode se especializar em emergência ou cardiologia clínica, a média de ganhos é de 4 mil reais.

–  Enfermeiro especializado em Nefrologia: ganhos de até 7 mil reais.

– MBA em Gestão e Auditoria na Saúde: os salários vão de 2 mil a 8 mil reais. O profissional pode trabalhar como auditores e gestores do SUS.

Mas, para fazer uma especialização, primeiro é necessário fazer a graduação. O curso de enfermagem aqui no UniBrasil tem duração de 4 anos, no período da manhã, e 5 anos no período da noite.

Inicialmente o curso é marcado por disciplinas voltadas a biologia como Bases Estruturais e Bioquímicas da Célula, Epidemiologia Aplicada a Saúde e Fundamentos Histogenéticos. Durante esse período de aprendizagem, o aluno começa os procedimentos técnicos e no segundo ano de faculdade começa a atender os pacientes. O curso tem também estágio obrigatório que é supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão.

Aqui no UniBrasil, o curso de Enfermagem possui uma grade curricular atualizada e moderna, com aulas práticas em laboratórios exclusivos para os alunos do curso. Além disso, os alunos são bem aceitos no mercado de trabalho, pois são reconhecidos pelas habilidades desenvolvidas aqui.

Se interessou? Acesse o link e saiba mais sobre nosso curso de Enfermagem.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, Sem categoria e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *