A parceria do UniBrasil com as escolas da região já é de longa data e fortalece a relação entre academia e comunidade
A questão do uso abusivo de drogas entre jovens na atualidade corresponde a um problema extenso e abrangente em todo planeta, uma vez que não diz respeito apenas ao usuário de substâncias psicoativas, mas ao álcool, fumo e várias outras substâncias que podem criar dependências, caracterizando-se, portanto, como um grave problema social e de saúde pública, acarretando mais custos com justiça, saúde e dificuldades familiares.
As drogas foram utilizadas, através dos tempos, por grupos variados com fins religiosos, culturais, medicinais, místicos, psicológicos, como forma de buscar a transcendência, de alterações do estado de ânimo e da própria consciência, mas atualmente a quantidade de drogas existentes e a facilidade para aquisição delas também são elementos que contribuem para uma grande preocupação de professores e familiares.
A toxicomania é fator preocupante, pois o uso abusivo tem aumentado significativamente nas últimas décadas do século XX, e levar ao conhecimento dos estudantes um pequeno histórico da drogadição e as consequências de seu uso, tem sido considerado prudente pelos colégios que trabalham com adolescentes.
Tomar conhecimento de que a história da dependência química se confunde com a própria história da humanidade, ou seja, que o consumo de drogas sempre existiu, desde as épocas mais antigas e em todas as culturas e religiões, mas que hoje a química presente nelas tornou-as extremamente perigosas e capazes de levar facilmente à overdose, parece ser eficaz contra a tendência de adicção.
Por este motivo, a assessora da presidência, Profa. Wanda Camargo, realizou a palestra sobre o tema na Sede da Guarda Mirim. Cerca de 70 alunos, entre 17 e 18 anos, participaram do momento ativamente, fazendo perguntas e demonstrando interesse pelo tema.