Saiba qual o salário de biomedicina, umas das profissões mais valorizadas

Descubra quanto ganha um biomédico e saiba mais sobre a profissão

Quando se está pesquisando qual carreira seguir, um ponto importante e que pode guiar a escolha do estudante é: qual será o salário? Mas será que isso é a principal informação que se deve procurar? Bom, isso depende de cada pessoa. Mas se você já cogitou cursar biomedicina, hoje vamos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas, sejam elas envolvendo seu bolso ou a carreira em si.

Carreira do Biomédico

O profissional de Biomedicina atua no desenvolvimento de ações laboratoriais que dão suporte aos serviços médicos. O trabalho do biomédico tem como objetivo ajudar a solucionar diversos problemas relacionados a saúde, podendo agir no diagnóstico de doenças, na criação de tratamentos, na manipulação genética e até mesmo na área de reprodução humana.

A carreira do biomédico vem crescendo cada vez mais no Brasil devido as novas descobertas científicas, o aumento nas pesquisas genéticas como as de células-tronco, o desenvolvimento de tratamentos de fertilidade, as descobertas de novas doenças e a da necessidade de criar ou aperfeiçoar vacinas e medicamentos.

A área da Biomedicina é bastante ampla e os profissionais têm a possibilidade de mais de 30 habilitações. Grande parte deles trabalham em laboratórios, pesquisando e analisando microrganismos que podem causar doenças. Outro ramo forte da profissão é o desenvolvimento e melhorias de tratamentos, vacinas e remédios. Mas existem outras áreas de atuação que estão crescendo no país. Confira:

– Setor Público: A busca por biomédicos tem aumentado em agências de vigilância sanitária, atuando no monitoramento de empresas para evitar riscos à saúde da população.

– Manipulação Genética: Essa é outra área que tem crescido bastante. O profissional pode realizar exames de DNA, investigar doenças genéticas e fazer pesquisa com células-tronco.

– Reprodução Humana: Uma área de grande importância no Brasil, o biomédico manipula embriões que mais tarde poderão ser fecundados.

– Indústria Alimentícia: Nesse ramo, o profissional desenvolve análises para controlar e evitar a contaminação de alimentos.

– Indústria Cosmética: O biomédico pesquisa fórmulas que podem ser utilizadas em tratamentos estéticos.

A instituição contratante, o tempo de empresa e as qualificações no currículo podem influenciar no salário de biomedicina.

Salário do profissional de Biomedicina

Chegamos ao ponto que pode interessar muito algumas pessoas, a remuneração do profissional de biomedicina. No Brasil, a profissão do biomédico é regulamentada há algumas décadas, mas ela não define um piso salarial para o ofício. Isto porque a definição do salário de biomedicina é realizada pelo Sindicatos estaduais que representam a categoria, estipulando um valor nos respectivos estados. Pode se dizer que a média salarial de um biomédico no país está por volta de R$2.500,00.

Existem também outros fatores que influenciam na questão salarial, como a instituição contratante, o tempo de empresa e as qualificações no currículo. O que pode interferir também é a área em que o biomédico trabalha, qual é a especialização do mesmo.

Por falar em especialização, separamos abaixo alguns setores da biomedicina com salário bem atrativos. Confira:

4 áreas com as melhores remunerações

  • Hemoterapia e Terapia celular

O biomédico especializado na área de hemoterapia e terapia celular atua em processos ligados aos estudos, análises e diagnóstico do sangue, envolvendo doenças malignas como linfomas e leucemias. Esse profissional pode trabalhar em hospitais, laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, medula e cordão umbilical.

  • Colpocitologia oncótica

O profissional habilitado nessa área atua analisando e diagnosticando lesões no colo do útero, resultando em câncer de colo do útero. Esse setor cresce cada vez mais devido a quantidade de casos da doença, visto que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores maneiras de prevenir este mal.

  • Análises Clínicas e Toxicológicas

Nesta área, o biomédico é responsável por interpretar exames de laboratório, realizando diagnósticos mais eficientes de doenças e infecções. Os resultados destes exames são extrema importância tanto para o tratamento quanto para prevenção. O profissional pode atuar em laboratórios, clínicas e hospitais, além de poder abrir o próprio negócio.

  • Auditoria Biomédica

O auditor tem como função identificar os problemas e propor mudanças nas instituições de saúde, podem ser ligadas aos custos, gestão, leis e normas de vigilância. É dever deste profissional padronizar e garantir a qualidade dos serviços. O auditor biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios e clínicas.

Características do Biomédico

Mais do que se preocupar com o salário da biomedicina, é importante estar por dentro da atuação profissional e se você se encaixa no perfil da profissão. Claro que isso não é regra, pois durante a faculdade você terá quatro anos para desenvolver as aptidões necessárias. Mas saber as características de um biomédico é um bom começo.

– Ser curioso

Uma das principais características de um biomédico é a curiosidade. É isso que incentiva o profissional estudar, pesquisar e descobrir novas maneiras para compreender as doenças e como elas atuam nos seres vivos.

– Ter um bom raciocínio lógico

É importante ter um bom raciocínio lógico, principalmente se o biomédico for atuar com pesquisas em laboratórios. Para trabalhar nessa área, também é necessário que o profissional seja metódico e organizado.

– Ter um bom nível de inglês

A maioria das profissões hoje em dia necessitam que a pessoa tenha um bom nível de inglês. Isso porque, as melhores publicações da área biomédica são feitas nessa língua. O inglês também é importante, não apenas para consultas, mas sim para escrever os próprios artigos e publicá-los em revistas internacionais.

Outras habilidades que um bom biomédico deve ter que podem ser citadas são:

  • concentração;
  • paciência;
  • flexibilidade;
  • habilidade motora fina;
  • sensibilidade visual;
  • trabalho em equipe

Mas, como dar o pontapé inicial?

O primeiro passo para se tornar um biomédico de sucesso sem dúvidas é ingressar em curso superior. A graduação de biomedicina tem duração de 4 anos, e aqui no UniBrasil, ela tem como objetivo a formação de um profissional capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, dentro dos mais altos padrões de qualidade.

O curso de biomedicina do UniBrasil foi reconhecido pelo MEC como o melhor curso de Curitiba, entre as instituições privadas e o terceiro melhor do Paraná. Os alunos têm acesso a uma grande infraestrutura, com laboratórios específicos para cada atuação como análises clínicas, microscopia, química e anatomia. Além disso, o acadêmico se forma em duas habilitações biomédicas, uma em análises clínicas e outra de escolha dele próprio.

Se interessou e quer saber mais sobre o curso de Biomedicina do UniBrasil? Acesse o link

Postado em BIOMEDICINA, BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, ESCOLA DE SAÚDE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *