UniBrasil recebe Selo SESI ODS 2018

Uma distinção por suas práticas e pelo papel de articulador do crescimento sustentável do Paraná.

 No último dia 30 o UniBrasil Centro Universitário recebeu do Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do SESI (Serviço Social da Indústria), a certificação de “Empresa Comprometida com os ODS”, um reconhecimento das práticas que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre esse assunto fomos conversar com o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Valter Fernandes da Cunha Filho, que nos recebeu em seu gabinete para uma breve entrevista.

Professor, o que são os ODS?

R: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente ODS, constituem um conjunto de 17 metas aprovadas na Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015. Na ocasião, sob liderança da ONU, 193 países e entidades representantes da sociedade civil global se comprometeram a buscar o cumprimento dessas metas com o objetivo de, até 2030, promoverem o desenvolvimento social e econômico global. A partir de então os ODS passaram a fazer parte de um plano internacional de ação denominado “Agenda 2030”.

 

As 17 metas priorizam quais áreas?

R: Em breves palavras, as metas se comprometem com a redução da pobreza, da fome, promoção da saúde, da educação, redução do aquecimento global, viabilização da igualdade de gênero, preservação e acesso à água, ao saneamento, à energia, urbanização inclusiva, preservação do meio ambiente e fomento à justiça social. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constituem um esforço mundial para conciliar o desenvolvimento econômico com as necessidades de preservação do meio ambiente e de garantia de condições dignas às populações humanas.

 

Como esse compromisso se concretiza no mundo real?

R: Os países que assinaram esse compromisso precisam desenvolver ações que promovam a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, por exemplo, os órgãos públicos, as organizações sociais e a iniciativa empresarial privada estão unidos em torno da concretização dessas metas. Do lado empresarial, o Sistema CNI e as federações a ele vinculadas, têm realizado um trabalho importante na disseminação do conhecimento dos objetivos e no incentivo de ações para viabilizá-los. No Paraná, o Sistema FIEP instituiu o Selo SESI ODS que premia as empresas que adotam medidas de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Como o UniBrasil se insere nesse esforço mundial?

R: De forma natural. Digo isso porque desde sua origem o desenvolvimento sustentável baliza as ações do UniBrasil. Lembro aqui a Missão Institucional que nos orienta diariamente: “Formar, por meio de processos sustentáveis, pessoas que possam assumir a plenitude da condição humana, pela geração e experimentação de saberes, ideias e valores comprometidos com a realidade brasileira”. Veja, antes da Assembleia Geral da ONU de 2015, o UniBrasil já se preocupava com os “processos sustentáveis”, com a “plenitude da condição humana” e com a “realidade brasileira”. Juntos esses conceitos constituem balizadores que norteiam as ações do UniBrasil. Por isso, não precisamos empreender grandes esforços para obter esse selo. Desde sua origem o UniBrasil vem desenvolvendo iniciativas que promovem os ODS, seja de cunho acadêmico seja de natureza administrativa.

 

Como se dá o processo de atribuição do Selo SESI ODS?

R: A organização precisa inscrever um projeto implementado que realiza pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Esse registro é feito no Portal ODS, mediante o preenchimento de diversos quesitos e inserção de dados e informações sobre as ações resultantes do projeto. No caso específico do selo que conquistamos, inscrevemos o Projeto Informática Cidadã que, desde 2004 até 2018, capacitou cerca de 2700 membros da comunidade pela oferta semestral de três módulos: Instrumentalização Técnica; Alfabetização Digital e Letramento Digital. Os dados e informações fornecidos são analisados por uma comissão de especialistas que decidem sobre o mérito da prática institucional.

 

Qual é a importância desse Selo para o UniBrasil?

R: A distinção nos coloca no seleto número de organizações paranaenses que recebem o reconhecimento oficial pela promoção de ações comprometidas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todavia, o mais importante é que ele indica que nossa instituição tem se mantido fiel à sua missão. É preciso dizer que o atingimento dos ODS, no âmbito da Agenda 2030, requer como estratégia que as organizações públicas e privadas ajam como promotoras e articuladoras do desenvolvimento sustentável, a partir do seu entorno. Por isso a obtenção do Selo SESI ODS 2018 é o reconhecimento do impacto do UniBrasil na região em que está inserido, a saber, a região Nordeste da cidade de Curitiba, com forte presença nas comunidades metropolitanas de Pinhais, Piraquara, Quatro Barras Colombo e Campina Grande do Sul. Essa região que nomeei abraçou o UniBrasil desde o ano 2000. Reciprocamente, nossa Instituição, que tornou-se um dos maiores empregadores da comunidade mencionada, vem contribuindo para a melhorar a vida local por meio de projetos e programas de extensão comunitária.

Para saber mais:

Portal ONU/ODS: https://nacoesunidas.org/pos2015/

Portal ODS: http://portalods.com.br/

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PROPPEX e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *