Alunos do UniBrasil participaram ativamente da divulgação da Campanha de Prevenção da Doença Renal, em homenagem ao Dia Mundial do Rim
No dia 13 de março, quinta-feira, os alunos do curso de Enfermagem do UniBrasil participaram de maneira dinâmica da Campanha de Prevenção da Doença Renal, promovida pela Fundação Pró-Renal em comemoração ao Dia Mundial do Rim.
O evento que ocorreu na Praça de Esportes Ouvidor Pardinho, integrada à Unidade Básica de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba, e teve como objetivo, salientar os riscos da doença renal. Para isto, os acadêmicos do UniBrasil, atuaram oferecendo orientações de saúde à comunidade, atuando em diferentes frentes, incluindo checagem de sinais vitais (pressão arterial, peso e altura) e apoio na realização de testes rápidos de urina e glicemia.
Segundo a Fundação Pró-Renal, a doença renal crônica pode se tornar a quinta principal causa de morte no mundo até 2040. Diante desse cenário, as campanhas de conscientização e prevenção são fundamentais para reduzir o impacto da doença na população.
A Profª. Dra. Angelita Visentin, coordenadora do curso de Enfermagem do UniBrasil, destaca a importância da participação dos alunos nesta ação. “Para os acadêmicos do UniBrasil, essa participação representa uma oportunidade de aprendizado prático e de engajamento social. Além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, os estudantes têm contato direto com a realidade da saúde pública, reforçando a importância do cuidado com conhecimento e da atuação da enfermagem na prevenção de doenças”. Relata Dra. Angelita.
Ao se unir a essa iniciativa, o Curso de Enfermagem do UniBrasil reforça seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e engajados na promoção da saúde, permitindo que seus alunos vivenciem na prática a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do atendimento humanizado.
Além do impacto na saúde da comunidade, a participação na campanha proporciona aos alunos certificados de voluntariado, agregando experiência à sua formação acadêmica e profissional. A ação mobilizou centenas de pessoas ao longo do dia, promovendo informação, prevenção e acesso à saúde de qualidade.