Especialização em Licitações e Contratos Administrativos promove aula especial sobre pregão

Na última segunda-feira (19), o curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos do UniBrasil Centro Universitário promoveu uma aula  especial sobre pregão, presencial e eletrônico. Etapa  considerada fundamental nos processos licitatórios e que requer conhecimento teórico, e a habilidade prática para condução das ações e tomada de decisão em tempo real. A atividade marcou o início do semestre letivo.

O pregão, que pode ser presencial ou eletrônico, ocorre por intermédio de sistemas de informática, pela internet. Para utilizar o pregão eletrônico é necessária uma capacitação específica, para dominar todas as funcionalidades do sistema eletrônico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma das grandes vantagens do pregão, além da celeridade, é o chamado julgamento bipartido. Por conta dele, inicialmente os licitantes apresentam uma proposta de preço fechada, e em seguida ocorre a fase de lances, na qual um pode cobrir o preço do outro, como fosse um leilão. Essa sistemática produz significativa redução do preço final que vai ser contratado.

Para os coordenadores do curso, professor doutor José Anacleto Abduch Santos e a professora Gloria Abduch Santos, o pregão, como modalidade de licitação, foi uma das mais importantes inovações no processo das contratações públicas e na própria Administração Pública, trazendo celeridade, economia e eficiência. Para exemplificar, algumas licitações que chegavam a levar dois ou três meses para serem concluídas, com o uso do pregão iniciam e terminam no mesmo dia, em poucas horas.

Pioneiro

O curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos do UniBrasil foi o primeiro curso de Especialização a oferecer aulas práticas de utilização do pregão presencial e do pregão eletrônico.

De acordo com o professor Marcos Venicio Holanda a aula oportunizou aos alunos o acompanhamento real de um certame licitatório, onde foi possível a visualização das telas de um fornecedor e do pregoeiro que conduziu a licitação. A aula demonstrou o passo a passo das diversas etapas da licitação, como a análise e classificação da proposta, etapa de lances, negociação com fornecedor, habilitação, recursos até a conclusão com a adjudicação e homologação do certame.

Para o coordenador geral dos cursos de Pós-Graduação do UniBrasil, professor Marcos José Valle, os módulos práticos proporcionados pelos cursos de especialização, a exemplo da aula de licitações, que proporcionam o momento de integração entre teoria e prática, são necessários para o aprofundamento da experiência, e desenvolvimento de habilidades exigidas para o exercício profissional. “Encontros como esse geram entusiasmo por dar mais segurança na atuação”, finaliza.

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *