Mulheres Paranaenses – Mestre de Cerimônias: Silvia Valim

O UniBrasil Centro Universitário tem vários compromissos firmes: com a qualidade de ensino, com a ética acadêmica e profissional, com a liberdade de pensamento e de expressão; e um desses compromissos manifesta-se de modo mais incisivo durante todos os meses de março, o respeito às questões de gênero e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

É em março, o Mês da Mulher, que o UniBrasil salienta seu reconhecimento às mulheres que, com trabalho, talento, competência, dedicação, têm papel relevante e indispensável no estado do Paraná, em seus melhores valores e aspirações.

O Projeto Mulheres Paranaenses já é tradição, realiza-se há dez anos, sempre nesse sentido de homenagem e reconhecimento; em 2020 será no dia 12 de março, às 19 horas no Auditório Cordeiro Clève.

O tema do evento deste ano é “Mulheres e Cuidados com a Infância”, pertinente para os tempos atuais que têm sido marcados pelas mudanças das concepções acerca da família, da infância e dos cuidados necessários às crianças mais novas, em que novas políticas e programas são adotados, deslocando a mera função socializadora do ambiente doméstico para uma esfera social mais abrangente, e os serviços destinados à infância partem do pressuposto de que as crianças sejam reconhecidas como atores sociais de pleno direito, ainda que dependentes.

Hoje a condição feminina melhorou um pouco: mulheres votam e são votadas, são praticamente maioria em muitos cursos universitários, são empresárias, professoras, magistradas, intelectuais, artistas; embora ainda tenham na média salários inferiores ao de homens na mesma função profissional.

Para celebrar a data, este ano o Projeto Mulheres Paranaenses terá a honra de ter, como Mestre de Cerimônia, uma professora da instituição, e que também coordena uma pós-graduação considerada de alta qualidade, pois alia excelentes professores a uma gestão extremamente experiente na área, exercida pela Silvia Valim.

Desde os 11 anos Silvia Valim trabalha com a voz, sendo seu primeiro trabalho informal como telefonista no escritório da família e o primeiro emprego em carteira como propagandista.

Não à toa, Silvia Valim formou-se em jornalismo e, mais tarde, tornou-se professora. Mestre em Comunicação pela UFPR, possui também especialização em Jornalismo Literário pela ABJL.

Nascida no Sul de Minas Gerais, Silvia mora em Curitiba desde os 13 anos e atualmente é jornalista na RICTV Record, Diretora de formações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e coordenadora da pós-graduação em Narrativas Audiovisuais, no UniBrasil.

Como repórter possui experiência em coberturas internacionais e já esteve a trabalho em Cuba, Uruguai, África do Sul, Itália, Paraguai, Argentina e Venezuela. Em 2013, cobriu todo o Conclave que elegeu Papa Francisco, em Roma, com reportagens diárias para o site e participações ao vivo para a Rádio Milícia Sat. No mesmo ano, durante a vinda do Papa Francisco ao Brasil, produziu diariamente o Boletim JMJ da Rede Evangelizar de Televisão no Rio de Janeiro.

Morou na Venezuela entre 2007 e 2008 integrando a primeira equipe brasileira da Telesur, emissora Venezuelana de televisão ao ar para toda a América Latina. Ao retornar ao Brasil tornou-se correspondente internacional para o mesmo veículo.

Silvia é apreciadora de bons vinhos, não dispensa uma boa conversa e considera-se abraçadora profissional de cachorros. Gosta de cantar e de manifestações em prol da cultura e da educação. Em 2012 foi articuladora da reabertura do Museu Metropolitano de arte que ficou fechado por 7 anos e hoje recebe o nome de Portão Cultural.

É fundadora da Jornalistando Agência de Comunicação que presta assessoria de imprensa e consultoria em Comunicação.  Seu perfil expressivo e comunicativo também lhe rendeu o desempenho como mestre de cerimônias e palestrante.  Silvia Valim possui como desígnio espalhar a força da gratidão. E o UniBrasil é muito grato a ela.

 

Texto – Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *