V Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève incentiva produção literária feminina

O Concurso, aberto para mulheres de todo o Brasil, faz parte das atividades do Mês da Mulher de 2019

Com o objetivo de estimular e valorizar a produção literária de jovens autoras e integrando as atividades de comemoração ao Mês da Mulher, o UniBrasil Centro Universitário, lança o V Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève. O evento já revelou grandes talentos literários de todo o Brasil.

Nomeado em homenagem à destacada soroptimista, educadora e escritora, Dirce Doroti Merlin Clève, o concurso, com temática livre, é aberto para mulheres de 18 a 35 anos e tem suas inscrições abertas a partir de 07 de janeiro até 21 de fevereiro de 2019. Os contos devem ser originais e inéditos, com divulgação dos resultados no dia 14 de março. As selecionadas também serão homenageadas durante o evento Mulheres Paranaenses.

As participantes podem concorrer com até dois contos. Os textos serão avaliados por uma comissão nomeada pelo UniBrasil, formada por professores especializados nas áreas de Letras e/ou pessoas de renome na área jornalística e literária.

Entre os critérios avaliados estão, a criatividade, originalidade, concisão, precisão, densidade, unidade de efeito, entre outras características deste estilo literário.  Serão dez contos classificados, destes, os três melhores serão premiados.

“Na literatura, ao se manifestar em uma crônica, um conto, um poema, a escritora não aborda somente temas como amor, saudade, perdas, lembranças, mas, também, pode apontar as mazelas, as dificuldades, injustiças, erros que afetam a vida das pessoas, constituindo um alerta para nossos governantes”, comenta a professora Dirce Clève.

O concurso já prestigiou autoras de vários lugares do país, entre eles, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul. Além de valorizar a produção literária feminina, o concurso enaltece o empoderamento das contistas que dividem com o mundo um pouco do seu próprio universo.

O regulamento completo está disponível no site www.unibrasil.com.br  e toda a comunidade está convidada a participar.

Sobre o evento Mulheres Paranaenses

Realizado no mês de março, o evento Mulheres Paranaenses, homenageia grandes nomes que trabalham em prol da sociedade e merecem valorização, pelo desempenho, dedicação e destaque em diversas atividades: artistas, empresárias, professoras, políticas, ativistas, todas profissionais de sucesso e relevantes para o Paraná e o Brasil.

Cada escola do UniBrasil faz uma indicação e homenageia um nome externo dentro da sua área de conhecimento. A comunidade acadêmica também indica seis mulheres da Instituição, dentre professoras, alunas e funcionárias. A meta é pontuar a importância de todas as mulheres através destas representantes, e mostrar suas práticas de cultura, lazer e solidariedade. O próximo evento já está confirmado para 21 de março de 2019.

Serviço: V Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève

Objetivo: Incentivar a produção literária nacional de mulheres entre 18 e 35 anos

Inscrições: 07 de janeiro ao dia 21 de fevereiro de 2019

Endereço para envio: Comissão Julgadora do Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève Presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil Rua Konrad Adenauer, 442 – CEP 82821-020 – Curitiba – PR. Telefone 041 33614202

Telefone: (41) 3361-4202

Divulgação de resultados: 14 de março de 2019

 

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *