6 dicas para quem está pensando em cursar uma Pós-Graduação

Conhecimento nunca é demais e quando adquirido não se perde ou deixa de ter validade. Grande parte das pessoas já ouviu algum tipo de conselho relacionado a importância da educação, que está diretamente ligada a questão de pensar e planejar o futuro. Contudo, em meio a tantos fatores que impactam no mercado de trabalho, as dúvidas sobre o melhor caminho a seguir são inevitáveis. “Investir em educação é algo que vai além de resultados imediatos, mas que é imprescindível. A qualificação e aperfeiçoamento garantem a ampliação das possibilidades de atuação profissional, sem contar que o profissional também está mandando sinais positivos para o mercado de trabalho, fazendo sua parte”, explica o coordenador dos cursos de pós-graduação do UniBrasil,  professor Marcos José Valle.

Para auxiliar quem está em dúvida sobre iniciar ou não uma pós-graduação, o professor elencou seis dicas importantes:

  1. O primeiro sinal que um profissional está mandando para o mercado quando opta por um curso de pós-graduação é o de que tem iniciativa, de que acredita na aquisição e renovação de conhecimentos, demonstrando assim pró-atividade. Por isso não restam dúvidas de que iniciar uma pós-graduação é algo bom para o currículo.
  2. A escolha da área de especialização se divide em duas oportunidades. A primeira caracteriza-se pelo aprofundamento de conhecimentos naqueles temas que o graduado melhor teve afinidade ou desempenho durante o processo de formação inicial na profissão, e que podem então ser aprimorados e consolidar o direcionamento de sua carreira. A segunda oportunidade está relacionada à diversificação de saberes, de conciliar a graduação com outra área de conhecimento, conforme aptidões e interesses. Neste caso a recomendação é para profissionais que atuam em áreas distintas e nem sempre compensa fazer uma nova graduação. Assim, a melhor solução é a especialização Lato Sensu como formação contínua.
  3. Além do aprimoramento de práticas de atuação e busca por soluções, o curso de pós-graduação permite a ampliação do networking. É por meio de uma rede de contatos profissionais, conhecedora de todas as potencialidades daquilo que o profissional pode oferecer, pela demonstração de suas atitudes, que ocorrem a consolidação de novos projetos e empreendimentos.
  4. A formação contínua também demonstra visão de futuro fazendo escolhas e colocando-as em prática no presente, distanciando-se da imagem de alguém que espera que as coisas aconteçam para então reagir.
  5. O quarto sinal, dentro de uma linguagem mais universal no meio empresarial, está relacionada a ideia de investimento, abrindo mão de consumo e poupança para melhorar e assegurar ganhos futuros.
  6. Lembre-se: A pós-graduação é importante assim como a graduação, por isso a escolha da Instituição é uma etapa importante do processo de especialização, pois é ela a responsável pela aprovação da grade de disciplinas e da metodologia de ensino que será empregada. Também cabe a Instituição de Ensino a seleção dos professores que irão ministrar os módulos, profissionais que deverão corresponder às expectativas dos estudantes e proporcionar mais do que conteúdos sistematizados, mas sim uma experiência de aprendizado com base na realidade objetiva do mercado.

Clique aqui e saiba mais sobre as opções de Pós – Graduação do UniBrasil!

Posted in ALUMNI, ESPECIALIZAÇÃO, NOTÍCIAS, PÓS GRADUAÇÃO and tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *