Alunos de Engenharia Mecânica inauguram Laboratório

 

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica do UniBrasil Centro Universitário realizaram a aula prática de comprimentos e medidas, inaugurando o Laboratório de Metrologia e Instrumentação do Centro Tecnológico (Bloco 9), na última quinta-feira (30).

O Laboratório conta com diversos equipamentos para medição de grandezas físicas, incorporando itens sofisticados como rugosímetro digital, termovisor(câmera termográfica infravermelho) e outros equipamentos.

Para o coordenador do curso, professor Fábio Schneider, a implementação dos Laboratórios segue o cronograma de investimentos inicialmente proposto, permitindo que o aluno realize práticas com qualidade e segurança: “a cada novo semestre, modernos equipamentos e espaços de laboratórios são incorporados ao Centro Tecnológico, seguindo a organização e qualidade dos Laboratórios já existentes, o que proporciona formação integral e prática para o futuro engenheiro”.

O professor da disciplina Instrumentação e Controle I e II, Rômulo Rodrigues, afirma que o Laboratório oferece recursos para o ensino acima da média encontrada nos cursos de graduação. “Os equipamentos são de qualidade e acessíveis aos alunos nas aulas práticas, garantindo qualidade superior à formação dos engenheiros”, destaca Rômulo.

Pesquisa

As atividades de pesquisa também serão potencializadas com a instalação do novo Laboratório. Com a aquisição do termovisor, será possível ampliar as atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica (GPEM), com estudos envolvendo, por exemplo, a transferência de calor em dissipadores de calor.

Atualmente os alunos de Engenharia Mecânica, Alexandre Joppert e Emerson Gomes da Silva, desenvolvem o projeto de um termociclador, equipamento de duplicação de DNA, que tem como um de seus componentes um dissipador de calor. “Esse projeto já está em andamento e na fase atual estamos projetando o trocador de calor. Para a avaliação do protótipo, os recursos oferecidos pelo laboratório serão fundamentais, garantindo uma solução otimizada para o problema, o que representa um diferencial no desenvolvimento profissional do nosso aluno”, explica Schneider.

  

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