Alunos de Jornalismo lançam projeto de publicação de obituário

 

Os estudantes do quinto período do curso de Jornalismo do UniBrasil  Centro Universitário deram início a um projeto de publicação de obituários no portal Capital da Notícia. A série especial “Vidas que Marcaram” traz relatos sobre a vida de pessoas comuns, que faleceram nos últimos cinco anos.

A proposta é coordenada pelo professor pesquisador Rodolfo Stancki, que ministra a disciplina de Redação Jornalística V. “Queríamos dar a oportunidade de contar histórias de pessoas que, normalmente, não ocupam as páginas dos jornais, pois uma das funções do Jornalismo é dar voz aos excluídos da nossa sociedade”, explica.

Os textos estão sendo publicados diariamente no portal Capital da Notícia desde o dia 12 de abril. Os obituários são um formato de texto jornalístico não muito comum na imprensa brasileira. São como mini-biografias, que contam a história de pessoas que morreram, como uma forma de homenagem. Costumeiramente, pertencem ao gênero do jornalismo literário. “São uma boa oportunidade de os estudantes treinarem técnicas narrativas diferentes”, diz o professor Rodolfo.

Para a acadêmica Michelle Machado, o projeto lhe propiciou uma experiência nova dentro do jornalismo. “Pude construir uma história diferente e conhecer a vida de uma pessoa que eu não era muito próxima”, conta. A identidade visual da série foi criada pela Agência Experimental Interage, do curso de Publicidade e Propaganda.

Link do projeto: https://jornalcapitaldanoticia.wordpress.com/category/obituarios/

 

Posted in ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *