Confira como foi a Jornada Acadêmica de Psicologia

O curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário promoveu, entre os dias 28, 29 e 30 de agosto, a III Jornada Acadêmica do curso. Durante os três dias foram realizadas diversas atividades, entre palestras, mesas-redondas, oficinas e discussões. Organizado pela coordenação do curso, professora Graciela Sanjutá, em parceria com os professores e acadêmicos do curso, a edição teve como enfoque as diferentes abordagens existentes na Psicologia.

Abertura

Na abertura do evento, a acadêmica do Centro Acadêmico de Psicologia, Patrícia Gonçalves dos Anjos realizou um discurso sobre o Dia do Psicólogo, comemorado no último dia 27. “Hoje o psicólogo atua na clínica, na escola, nas empresas, existe o psicólogo que se dedica a pesquisa, aquele que vai ao encontro dos que mais precisam nos momentos de desastres, aquele que atua nos esportes, no hospital, ou até mesmo na área jurídica. Temos muito ao que comemorar, cada um de nós escolheu essa profissão por amor, temos o intuito de nos tornarmos grandes profissionais que façam a diferença”.

Em seguida, a acadêmica Pamela Ribeiro relembrou a trajetória do curso na Instituição, iniciado em 2007, e salientou o compromisso com a história do curso destacando suas conquistas e a evolução do curso durante sua existência.

Conferência

A primeira conferência da Jornada recebeu a presença do professor, doutor Jorge Sesarino, que realizou uma exposição com o tema: “Ética – impasses na atuação do Psicólogo”. Sesarino iniciou o discurso abordando um resgate histórico da Psicologia enquanto ciência e em seguida falou dos impasses éticos na atuação profissional. “O lugar do psicólogo não é de somente de uma profissão. Um psicólogo é também um cientista”. De acordo com o convidado os estudantes também possuem essa função. “Os estudantes irão acrescentar novas páginas à ciência”, comenta.

Segundo dia

Na terça-feira (29), foram promovidas simultaneamente diversas oficinas, dentre as abordagens realizadas: arteterapia, analítica, gestalt, musicoterapia, comportamental, cognitiva, psicodrama, sistêmica e psicanalítica. Durante as atividades os estudantes puderam ter contato com profissionais e entender melhor o funcionamento das abordagens na prática do psicólogo.

Terceiro dia

No último dia da Jornada foi promovida uma mesa redonda com o tema: “Da raiz aos sonhos: a pesquisa da alma na psicologia analítica”, no auditório Desembargador Cordeiro Clève. Participaram do debate, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Carlos Serbena, a professora mestre, Denise de Almeida, a professora mestre, Jéssica Caroline dos Santos e o professor doutorando, Caetano Fischer Ranzi. Na sequência a egressa do curso, Juliana Ruda realizou uma apresentação de seu novo livro, seguido de uma sessão de autógrafos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in ALUMNI, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PSICOLOGIA and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *