Escola de Negócios recebe Darci Piana e Renato Adur

Na última sexta-feira (05), a Escola de Negócios do UniBrasil Centro Universitário, por meio do Projeto Academia UniBrasil, realizou no auditório Cordeiro Clève o painel: “Comércio no estado do Paraná”, com os convidados Darci Piana e Renato Guimarães Adur, considerados personalidades de renome na área do empreendedorismo e do comércio.  O evento foi mediado pelo coordenador do curso de Administração, professor Josué Alexandre Sander. A noite também marcou a inauguração do Centro de Empreendedorismo UniBrasil (Ceu), espaço destinado aos alunos da Escola e tem como objetivo estimular e desenvolver a criação de projetos inovadores pelos estudantes.

Darci Piana

Piana é presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), economista, contador e sócio proprietário da Dasa Consultoria Ltda, empresa de consultoria econômica e imobiliária. Já exerceu os cargos de superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná do Sesc e Senac, foi presidente do Conselho do Paraná Cidade e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PR.  É também vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo e coordenador do Fórum Consultivo Econômico Social do Mercosul.

Durante sua exposição, Piana abordou sobre a importância das iniciativas comerciais no momento atual do país e apresentou o funcionamento do Fecomercio. “Onde existe uma pequena comunidade tem sempre um comerciante”, ponderou o convidado.  Piana também destacou sobre a relevância das novas tecnologias para o mercado/comércio; e os novos desenhos organizacionais acarretados por elas. “A tecnologia tem avançado de forma extraordinariamente rápida, o que vem mudando a forma como a sociedade vive, se relaciona, interage e consome”, explicou.

Renato Adur

Renato Guimarães Adur é advogado e empresário do ramo imobiliário. Esteve ligado por quatro décadas ao ramo editorial, com ênfase em livros didáticos, tendo editado mais de 1.100 títulos. Foi deputado estadual por três mandatos, Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paraná Cidade. Atualmente é proprietário de um empreendimento pioneiro em São José dos Pinhais, a Vinícola Araucária, uma proposta inovadora de produzir vinhos finos fora das regiões tradicionais.

Durante sua exposição, que teve como tema o “Enoturismo, a inovação como desafio”, o convidado contou em detalhes o processo de criação de um plano de negócios, dando como exemplo a vinícola Araucária e explicou sobre “enoturismo”.

Enoturismo é a prática de turismo baseado na apreciação de vinhos e conhecimento das tradições e cultura dos locais em que são produzidas, as visitas às vinícolas envolvem geralmente contato direto com os processos de produção, e degustação de alguns vinhos e da gastronomia local.  Adur também aconselhou os estudantes que almejam ter seu próprio negócio. “Em um plano de negócios você tem que analisar todos os pontos, um bom plano tem que ter um começo, meio e um fim, por mais simples que seja a atividade”, acrescenta.

Após as exposiçõesIMG_8851, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e questionamentos para os convidados. Em seguida, os alunos foram direcionados para conhecer a estrutura do Ceu, localizado em uma sala em anexo ao auditório Cordeiro Clève.

Posted in ESCOLA DE NEGÓCIOS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *