Leandro Karnal fala sobre ética, política e comportamento

JTS_7558Um dos mais interessantes intelectuais da atualidade, Leandro Karnal, esteve em Curitiba na última quinta-feira (23) e lotou o Graciosa Country Club. O evento que faz parte do projeto Pensando o Brasil, idealizado pela Diretoria Cultural do clube e que tem à frente a professora Liana Leão, aconteceu com a parceria do UniBrasil Centro Universitário, da B’nai Brith, do Solar do Rosário e do Casillo Advogados.

15-2-644x475“Ética, Política e Comportamento” foi o tema escolhido pelo palestrante, que é professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e historiador com pós-doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Em seu discurso, Karnal atraiu os convidados com maestria e, de forma leve e envolvente, explicou que a crise pode ser vista como um momento negativo e também desafiador. “Crise é um  momento de separar amadores de profissionais, de perceber nas pessoas seu preparo, seu know-how. É um desafio. As grandes crises pelas quais passamos, nos tornaram quem somos. Elas mostram perspectivas que exigem reflexões éticas. Felicidade é um pouco imbecilizante”, diz o convidado. Ele ainda completa: “A humanidade nasceu da crise, quando Adão e Eva deram origem a humanidade pelo descumprimento de uma regra. Errar é humano”.

_MG_8758Sobre o momento atual brasileiro, o intelectual revela. “O ano de 2016 é de profunda crise econômica, não a maior do Brasil, que já chegou a enfrentar 87% de inflação ao mês. Nossa inflação ainda é adolescente e tem força para crescer. O desemprego também é forte e cruel com os jovens, que no montante passam de 20%. Entretanto acredito que o problema mais grave neste momento seja o moral. Nós temos que aprender na vida, em particular, como trabalhar com as questões não utópicas. No Brasil temos uma tradição histórica que é excluir os próprios indivíduos dos problemas. Quem venceu teve sorte e quem perdeu não foi auxiliado pelo estado. O meu ‘eu’ nunca está incluído. O transito está um caos, mas não encontro nenhum mau motorista”.

Além de professor, Karnal detém uma formação que cruza a  história cultural, a antropologia e filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como história dos Estados Unidos, e sobre o ensino de história. É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas de sua área, colaborador da Folha de S. Paulo e da revista História Viva, e assessor de conteúdo da Rede Globo para novelas e produções históricas. Participa de cafés filosóficos e programas de televisão.

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *