Professora de Pedagogia utiliza “Metodologia Ativa” em aulas

Na Jornada Acadêmica Docente 2017/1, realizada no mês de fevereiro, os professores do UniBrasil Centro Universitário discutiram, entre diversos temas, as “Metodologias Ativas”. Trata-se de uma estratégia que coloca o aluno como o protagonista, fazendo os professores utilizarem dentro da sala de aula, elementos que propiciam um melhor aprendizado.

Aos poucos os professores estão se adaptando com o novo método de ensino. Para a professora do curso de Pedagogia, Renata Ludovico, a metodologia permite que os alunos participam ativamente do processo, construindo um trabalho de interação, através do conhecimento. No último dia 11, a professora realizou na Sala Paulo Freire, uma dinâmica com a turma do 7° período do curso, na qual  mostrou aos alunos importância do trabalho em equipe, observando o compromisso que todos têm nesse processo. “Todos têm a mesma responsabilidade, o aluno passa a ser o sujeito ativo. É a aprendizagem centrada no aluno”, conta Renata.

A professora comenta que cada vez mais os professores estão buscando implementar a nova metodologia: “o modelo de educação brasileiro ainda prevê o papel central no professor, então temos que mudar isso, pois é uma questão cultural”. Segundo ela, a metodologia ativa tem um papel que se inverte, o aluno participa o tempo todo do processo de construção. O professor está ali para mediar, para solucionar pequenas dúvidas, mas é o aluno que vai trilhando o próprio caminho. Para a professora, quando o estudante vai resolver uma situação, ele vai acionando os conhecimentos prévios que vivenciou e, com isso, consegue retransmitir o olhar que tem em relação aquele conteúdo para os demais colegas.

Posted in ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PEDAGOGIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *