Psicologia dialoga sobre o papel do Psicólogo em Instituições

img_1881Os alunos do 6° período do curso de Psicologia (6PSAN e 6PSBN) participaram, nas últimas duas semanas, de uma sequência de palestras com psicólogos atuantes em diferentes áreas. A iniciativa integrou a disciplina de Psicologia Institucional, ministrada pela professora Graciela Sanjuntá, também coordenadora do curso. A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes a compreensão do papel do psicólogo nos mais diversos campos institucionais.

img_1924Na quinta-feira (24), os estudantes do 6 PSBN acompanharam a palestra com os psicólogos, Joana Van Kaicke e Julio Ciza de Moraes, que atuam na área da Psicologia Hospitalar no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana. Em seguida, os alunos assistiram a palestra do também psicólogo hospitalar, Vinícius Portela, do Hospital das Clínicas (HC). Por fim, a psicóloga, Angela Maria Bernandi, da Penitenciária Central do Estado, contou sobre a sua atuação como psicóloga dentro de uma penitenciária.

Na semana anterimg_1929ior (17), a turma havia dialogado com a psicóloga atuante no Centro de Referência Especializado em Serviço Social (CREAS), Izabela Zampier dos Santos Lima Marach, e com a psicóloga da área escolar, Adriana Xavier Santos.

Etapas

img_1877No primeiro bimestre, os alunos estudaram teoricamente uma instituição de sua escolha,  com enfoque nos possíveis papéis do psicólogo,  e geraram questões à respeito do tema. Em seguida, no segundo bimestre, eles realizaram uma pesquisa de campo através de entrevista com um psicólogo e com outro profissional que trabalha multiprofissionalmente com ele. O estudo resultou em um resumo científico e o fechamento da proposta ocorreu com um fórum de diálogos com profissionais psicólogos convidados.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, a atividade proporciona aos futuros psicólogos o contato com diferentes áreas img_1887de atuação. “Esta iniciativa propicia ao estudante uma reflexão sobre os atuais e os possíveis papéis a serem construídos pelo psicólogo em campos institucionais variados, como: presídios, hospitais, CAPS, CREAS, empresas privadas. Além de contribuir para o aluno movimentar a escolha pela área mais compatível com seus talentos e gerar uma aproximação com a instituição de modo a trazer oportunidades, incluindo estágios”.

Posted in ESCOLA DE SAÚDE, NOTÍCIAS, PSICOLOGIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *