UniBrasil auxilia a comunidade de Pinhais na prevenção do uso de drogas

 

pinhaisNa tarde de 05 de junho, a pedido da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, a professora Wanda Camargo ministrou palestra para docentes voltados à questão da prevenção ao uso de drogas, vindos de vários estabelecimentos educacionais deste município.

A professora foi acompanhada pelo assessor técnico José Augusto Soavinski do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria Estadual Anti-Drogas do Paraná, que também realizou palestra e distribuição de material institucional desta unidade dedicada ao trabalho na área.

A primeira fala coube à professora Wanda, que comentou: “a estratégia de diminuir o uso de drogas com auxílio dos atores do ambiente escolar ganhou força em 1970, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) convocou especialistas de muitos países para um seminário sobre a abordagem preventiva do uso de drogas, e esta questão passou a ser considerada uma necessidade mundial e urgente. Desde então escolas passaram a ser um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades preventivas, visando à educação para a saúde, visto que crianças e jovens passam pelos bancos escolares numa idade e circunstâncias altamente favoráveis”.

Ainda segundo Wanda, o modelo defende que a vivência escolar, particularmente a da pré-escola e do ensino fundamental, vai ser importante para um desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto. A proposta feita pelo município de Pinhais prevê desde a melhoria do ambiente escolar; incentivo ao desenvolvimento social, oferecimento de serviços de saúde e envolvimento dos pais em atividades curriculares.

A solicitação ao UniBrasil Centro Universitário da oferta de palestras aos docentes vem junto ao oferecimento de alternativas, como o incentivo ao desenvolvimento esportivo; pois um ambiente inadequado e injusto pode se constituir em fator propiciador ao abuso de drogas.

O UniBrasil Centro Universitário participou desta orientação para a equipe que, dentro de cada instituição escolar, irá trabalhar na promoção da saúde, atividade mais ampla do que a prevenção, por se referir a medidas voltadas ao aumento do bem estar, assim como promover a maior interação entre a família e escola. O convite ao assessor Soavinski partiu do UniBrasil, pois a possibilidade da presença da Secretaria Estadual com a distribuição do Livreto por eles impresso constituirá valioso auxílio às unidades pedagógicas.

Com sorteio de brindes e intensa participação, a tarde foi considerada extremamente proveitosa pelos professores presentes.

Texto: Wanda Camargo

 

 

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *