UniBrasil Futuro recebe Jorge Caldeira

Na noite da última segunda-feira (11), a Escola de Negócios do UniBrasil Centro Universitário recebeu no auditório Desembargador Cordeiro Clève, a presença do sociólogo, escritor e professor Jorge Caldeira. O evento fez parte do Projeto UniBrasil Futuro, na ocasião o convidado realizou palestra sobre o tema: “História Econômica do Brasil – os novos conhecimentos trazidos pela econometria”.

Palestra

Caldeira iniciou sua exposição falando do uso da estatística pelos historiadores na análise de dados dos fatos e das mudanças ocasionadas com o surgimento das novas tecnologias. “O conhecimento sobre o passado do conhecimento do Brasil mudou muito com a mudança de técnicas de investigação do passado, isso devido a chegada do computador, do banco de dados e das análises estatísticas”, explica o convidado. Caldeira apresentou também um breve resgaste da história da econômica do país, desde do Brasil Colônia, até os dias atuais.

Após a exposição o convidado respondeu perguntas da plateia e realizou uma sessão de autógrafos de livro mais recente: “Nem Céu Nem Inferno”, obra em que desconstrói mitos e clichês do pensamento histórico brasileiro.

Maria Valeria Schmidt, da Associação da Cultura Inglesa, comenta a relevância de ouvir estudiosos, como Jorge Caldeira. “A importância de ouvir o convidado é de poder participar do conhecimento, ter a oportunidade de abrir e expandir os horizontes, escutar histórias, vivências, e experiências diferentes”, destaca.

O convidado

Jorge Caldeira é escritor, doutor em ciência política e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi editor da “Ilustrada” e da “Revista da Folha” (suplementos do Jornal Folha de São Paulo), editor de economia da revista IstoÉ, editor-executivo da revista Exame, editor da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo. É autor de, entre outros livros, Mauá: empresário do Império, O banqueiro do sertão e Júlio Mesquita e seu tempo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Posted in ESCOLA DE NEGÓCIOS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *