UniBrasil participa de encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa 

Entre os dias 10 e 12 do mês de julho, o UniBrasil Centro Universitário esteve presente no “XXVII Encontro da Associação da Universidades de Língua Portuguesa” (AULP), sediado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no interior de São Paulo.  O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx) do UniBrasil, professor doutor Valter Fernandes da Cunha Filho, foi o representante da Instituição no evento.

Estiveram presentes mais de 150 instituições de ensino e pesquisa da comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), dentre elas o UniBrasil Centro Universitário. As instituições debaterem o tema –  “Confluências de Culturas no Mundo Lusófono: trocas, discursos, transformações e rotas”.

A abertura do evento contou a presença do professor da Universidade de Macau e presidente da AULP, doutor Rui Martins; do reitor da UNICAMP, doutor Marcelo Knobel; da vice-reitora da UNICAMP, professora doutora, Teresa Did Zambon Atvars; da professora da Universidade Nova de Lisboa e secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professora doutora Maria Fernanda Rollo; do professor da UNICAMP e secretário Municipal de Cultura de Campinas, professor doutor, Ney Carrasco; e representantes de instituições de ensino e pesquisa da Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, e São Tomé e Príncipe que debaterem sobre as experiências e alternativas para a promoção de trocas de saberes entre os países de língua portuguesa, em especial no campo cultural e científico.

Cooperação Internacional

 O professor Valter Fernandes da Cunha Filho, apresentou a experiência institucional com o intercâmbio internacional com Angola, Moçambique e Portugal, nos níveis de graduação e pós-graduação. Foram compartilhados os conhecimentos acumulados pelas instituições quanto aos modelos de acolhida, os trâmites internos e as formas de cooperação entre as instituições lusófonas.

O UniBrasil conquistou a admiração dos representantes estrangeiros e nacionais pela vocação internacionalista, visto que a preocupação com o intercâmbio internacional não é comum entre as instituições jovens. Todos os semestres o UniBrasil disponibiliza cinco bolsas de intercâmbio com universidades estrangeiras com as quais mantém convênio de Cooperação Internacional.

A bolsa de intercâmbio é concedida na forma de isenção de mensalidade durante o semestre de estudos no estrangeiro. A isenção se dá por parte do UniBrasil e da instituição estrangeira. Os alunos interessados devem concorrer à bolsa por meio de processo seletivo aberto no início de cada semestre.

Mais informações sobre o convênio de Cooperação Internacional podem ser acessadas aqui!   

 

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PROPPEX and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *