Aluna do projeto ampliar passa duas semanas participando do acantonamento do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Bianca Lubian, atleta do Projeto Ampliar, viveu uma experiência incrível em São Paulo! Durante uma semana, ela treinou no Centro de Treinamento Paralímpico, ao lado dos melhores atletas de natação do Brasil.
Sua paixão pela natação começou de forma inesperada:
“Meu interesse pelo esporte nasceu quando vi outras pessoas nadando em um clube que fui com minha família. Comentei com meus pais que gostava de nadar e comecei as aulas. Gostei tanto que fui para os treinamentos”, conta Bianca.
Para Marcelo Lubian, pai da atleta, a natação foi a melhor alternativa para canalizar sua energia: “Sempre buscamos incentivar ela nos esportes, uma vez que a fisioterapia começou a ficar cansativa para uma criança cheia de energia. Então buscamos a natação como um complemento das terapias”.
Desde então, Bianca tem se dedicado intensamente aos treinos, sempre buscando evoluir. Atualmente, seu grande desafio é melhorar o desempenho no nado borboleta. Seu objetivo? Completar a prova em menos de um minuto!
“O incentivo nunca vai parar da nossa parte. Agora, Bianca entende que depende dela ir além e sabe que não será fácil. Quem sabe, no futuro, possa representar o Brasil em uma Paralimpíada!”, destaca Marcelo.
O impacto do Projeto Ampliar
Além dos treinos, Bianca também faz parte do Projeto Ampliar, uma iniciativa do curso de Educação Física do UniBrasil, que promove inclusão social por meio do esporte. Ela destaca o quanto essa oportunidade tem sido essencial para o seu desenvolvimento:
“Participar do Projeto Ampliar, tem me ajudado a desenvolver o lado direito do meu corpo, fortalecer os braços e as pernas, além de aumentar minha resistência. O UniBrasil tem sido fundamental nesse processo, me ajudando até hoje com os exercícios, técnicas e correções dos nados”, afirma.
Marcelo também reconhece a importância do projeto para toda a família: “O Ampliar nos fez sonhar mais alto! Bianca descobriu habilidades que nem imaginávamos”.
A profª Drª Eliana Patrícia Pereira, idealizadora do Projeto Ampliar e docente do curso de Educação Física do UniBrasil, reforça o impacto da iniciativa, que já transformou muitas vidas ao longo de seus 15 anos de existência.
“Eu criei e persisti neste projeto porque, apesar de já existirem muitas leis voltadas para a deficiência, a inclusão ainda é um desafio. As famílias dessas pessoas também têm dificuldades, e tanto elas quanto as próprias pessoas com deficiência, sejam no campo visual, mental ou no caso do autismo, precisam de oportunidades reais, gratuitamente. Hoje, o projeto em parceria com o UniBrasil, abre portas para a comunidade, oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento de forma mais acessível. Acredito que esse atendimento desempenha um papel importante no centro acadêmico, pois permite que a ciência devolva à pessoa com deficiência as oportunidades que ela merece, ajudando a desenvolver seu potencial no esporte ou no meio acadêmico”, explica.
Quer fazer parte do Projeto Ampliar? Entre em contato com o setor de projetos de extensão do UniBrasil e saiba mais sobre vagas e horários.