Marcos Troyjo fala no Graciosa com apoio do UniBrasil, Solar do Rosário e Casillo Advogados

Na noite de 23 de agosto, na sede social do clube Graciosa, em parceria com o UniBrasil Centro Universitário, Solar do Rosário e Casillo Advogados, o diplomata, economista e cientista social Marcos Troyjo proferiu palestra sobre as megatendências da globalização.

O palestrante efetuou extenso diagnóstico do cenário brasileiro, desde quando a questão dos países emergentes começou a ganhar espaço nas análises da conjuntura econômica mundial.

Foto: Graciosa Country Club

O crescimento expressivo e contínuo de alguns países, a recuperação econômica, a maior estabilidade econômica e o desenvolvimento social oferecem uma nova característica para as relações internacionais: países que apenas detinham uma posição secundária no sistema capitalista mundial passaram a influenciar mais ativamente o comércio internacional, já que o Brasil é parte do grupo que apresentaria o maior potencial de crescimento entre as nações emergentes. No entanto, questões internas tem se sobreposto a potencialidades, o que foi extensamente criticado.

 

Segundo a professora Liana Leão, diretora cultural do clube e grande entusiasta da parceria com o UniBrasil, o Solar do Rosário e Casillo Advogados, por serem entidades voltadas à disseminação da cultura: “foi uma honra receber no Graciosa Country Club o diplomata, professor e fundador do Bricslab da Universidade de Columbia em Nova Iorque, Marcos Troyjo. Ele nos deu uma aula magna sobre geopolítica econômica, não apenas traçou o cenário atual como fez projeções para o futuro. Marcos Troyjo arrisca-se a prever o futuro, é um pensador ousado”.

 

Também presente a jornalista, advogada e mestre em Comunicação e Linguagens, Beatriz Araújo Nedeff,. Ela declara: “a partir de 2018 o mundo ingressou em novo capítulo de união econômica e social, conhecido como ‘desglobalização’. Mas afinal, o que vem a ser este movimento? Vou contar no próximo número da Revista Expressão, veículo de divulgação cultural do UniBrasil Centro Universitário, em que escreverei sobre este evento”.

Marcos Prado Troyjo é graduado em ciência política e economia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em sociologia das relações internacionais pela USP e diplomata. É integrante do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial, diretor do BRICLab da Universidade Columbia, pesquisador do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne), fundador do Centro de Diplomacia Empresarial e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

É colunista do jornal “Folha de São Paulo”, e considerado uma das maiores autoridades em prever acontecimentos no cenário internacional. Foi conferencista convidado nos principais centros de conhecimento do mundo, como a Universidade Harvard, Yale University, University of Washington, Columbia University, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Tsinghua University (China), IE-Instituto de Empresa (Espanha), New Economic School (Rússia) e mais de outros 20 países.

Ele também serviu como diplomata licenciado por 10 anos, foi Secretário de Imprensa da Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e já participou da Delegação do Brasil junto ao Conselho de Segurança da ONU. Em auditório lotado, Marcos Troyjo agradou a todos pela brilhante exposição.

Texto: Wanda Camargo

 

Postado em NOTÍCIAS e tagged .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *