Descerramento de placa e abertura de exposição de mini presépios

img_2388Na manhã desta quarta-feira (07), foi a inaugurada a placa comemorativa ao acervo doado ao UniBrasil Centro Universitário, pela família do saudoso professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, historiador e ex-Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento, realizado na Sala Leituras do Brasil, também abriu formalmente a exposição de mini presépios da UNIARTE, que cedeu as peças com o objetivo de valorizar uma tradição de nossos artesãos.

Presentes na solenidade estavam o presidente do Complexo de Ensino Superior do Brasil, professor Doutor Clèmerson Merlin Clève, o Reitor profeimg_2396ssor Doutor Sérgio Ferraz de Lima, a assessora da presidência, professora Wanda Camargo, a professora Doutora e viúva do professor Carlos, Roseli Maria Rocha dos Santos, representante do acervo de mini presépios da UNIART, Rosana Gross Paintinger, a presidente da UNIART, Ester Proveller, e a responsável pela Biblioteca e Sala Leituras do Brasil, Elizabeth Dorigo Capriglioni.

img_2446Para Roseli, conforta e alegra saber que a memória do professor Carlos será preservada aqui. “As obras que ele tinha especificamente pela história do estado do Paraná sempre mereceram uma grande atenção do Carlos”.

img_2434Sobre a parceria da UNIART com o UniBrasil, Ester Proveller, disse que esse é um trabalho muito gratificante, pois abrange a cultura, arte popular brasileira e artesanatoClève falou sobre o acompanhamento da trajetória da carreira de Carlos, “Ele era uma pessoa especial que passa em nossa vida como a luz de uma estrela” e ainda disse que o professor Carlos era um pesquisador nato, com uma extrema sensibilidade. Agora com o seu acervo sua memória será reverenciada. Clèmerson também reconheceu o trabalho feito pelos artesões da UNIART.

img_2435

 Carlos Roberto Antunes dos Santos

Professor Doutor Carlos Roberto Antunes dos Santos foi um profundo estudioso da História da Alimentação e do Paraná, contava com vários livros publicados, e receber parte de seu acervo foi extremamente honroso para a instituição.

15240077_1180059992087643_2061462539_n

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *